As tatuagens são muito populares hoje em dia, mas ao longo da história já estiveram sujeitas à grandes variações de status sociais. Elas fazem parte da experiência humana desde a Idade da Pedra e sempre estiveram presentes em quase todas as culturas do mundo, desde os antigos gregos e romanos até os africanos e polinésios. Abaixo estão listados 14 fatos curiosos sobre o mundo das tattoos que você provavelmente desconhece.

1. Estudos e evidências arqueológicas sugerem que as primeiras tatuagens foram feitas entre 4000 e 2000 a.C por nativos da Polinésia, Filipinas e Nova Zelândia. A prática tinha relação com rituais religiosos.

2. Os primeiros métodos de tatuagem incluíam o uso de pequenos ossos e até ferramentas utilizadas na carpintaria.

3. No passado, a urina já chegou a ser usada para misturar a cor das tatuagens.

4. Para fazer uma tatuagem, é necessário que a pele da pessoa seja perfurada entre 50 e 3.000 vezes por minuto pela máquina.

curiosidades interessantes sobre as tatuagens 1

5. As três partes do corpo mais populares para tatuagens são: a parte inferior das costas, o punho e o pé.

6. Samuel O’Reilly foi o responsável por inventar as máquinas de tatuagem no final do século XIX. Ele baseou seu design na caneta elétrica, inventada por Thomas Edison.

7. Uma máquina de tatuagem tem basicamente quatro partes: a agulha, o tubo que segura a tinta, um motor elétrico, e um pedal para controlar o movimento.

8. O homem mais tatuado do mundo é o neozelandês Gregory Paul McLaren, nascido em 1971. Ele é 100% tatuado, o que inclui partes do corpo como a boca, as orelhas e a genitália.

curiosidades interessantes sobre as tatuagens 2

9. Estatísticas sugerem que as mulheres são duas vezes mais propensas a remover suas tatuagens do que os homens.

10. As tatuagens são gravadas na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são significativamente mais estáveis ​​do que as células da epiderme, pois apresentam um menor desbotamento e uma maior absorção da tinta que dura para toda a vida da pessoa tatuada.

11. A cirurgia a laser é a maneira mais eficaz de remover tatuagens indesejáveis. O laser penetra na pele e quebra os pigmentos da tatuagem para que eles possam ser removidos naturalmente pelo sistema imunológico do corpo. Curiosamente, o preto é a cor mais fácil de ser removida, pois absorve uma quantidade maior de ondas do laser. Verde e amarelo são as cores mais difíceis de se remover.

12. Os animais são o tema mais frequente de tatuagem em muitas culturas e são tradicionalmente associados à magia e ao desejo da pessoa em se identificar com o espírito do animal.

curiosidades interessantes sobre as tatuagens 3

13. Esculturas de pedra na China do século 3 aC retratavam homens usando tatuagens em seus rostos. Algumas centenas de anos depois, o filósofo Confúcio desencorajou a prática porque acreditava que o corpo humano era um presente dos pais e antepassados.

14. O rei Haroldo II da Inglaterra tinha várias tatuagens, inclusive elas foram usadas para identificar seu corpo após a Batalha de Hastings em 1066.

Já conhecia isso tudo sobre as tatuagens? Compartilhe o seu comentário com a gente!