Todos os seres vivos merecem ser felizes e no caso específico dos porcos nada os deixa tão contentes quanto uma grande porção de lama. Essa é uma característica que sempre foi observada nesse grupo de animais, mas nunca foi devidamente abordada por membros da comunidade científica. Isso motivou um grupo de pesquisadores holandeses da Universidade de Wageningen a realizar aproximadamente 66 trabalhos de pesquisa sobre o comportamento dos porcos, javalis e outras espécies chafurdantes. As informações que eles coletaram podem servir de parâmetro para explicar os motivos por trás desse estilo de vida cheio de lama.

O principal motivo para esse comportamento bizarro pode estar relacionado à regulação da temperatura corporal dos porcos. Esses animais têm poucas glândulas sudoríparas, uma grande quantidade de gordura corporal e um tronco em forma de barril que armazena muito calor. O banho de lama pode ajudar a reduzir a temperatura de um porco em até 2°C e curiosamente costuma ser mais refrescante do que um mergulho em água fria, pois a água na lama evapora mais lentamente do corpo, permitindo que o animal colha os benefícios da evaporação por mais tempo.

por que os porcos gostam de lama 1

O amor dos porcos pela lama é algo para se admirar.

Mas mesmo em dias com o clima frio, os porcos ainda curtem um “banho sujo”, o que pode sugerir que a questão lama não se trata apenas de uma regulação térmica. Alguns porcos selvagens costumam usar banhos de lama para remover parasitas como carrapatos e piolhos e eles também podem esfregar suas glândulas odoríferas como uma possível forma de marcar algum território. Além disso, a lama pode ajudar a proteger a pele de queimaduras solares, pois se transforma em uma barreira contra o sol, especialmente quando fica seca.

No entanto, isso não quer dizer que os criadores de porcos possam sair por aí substituindo a boa e velha lama por celeiros com ar condicionado e medicamentos antiparasitários. Embora esses métodos até possam proporcionar certas vantagens, eles também têm vários pontos negativos. A principal delas é que este método não é nenhum pouco natural, o que pode estressar os animais e prejudicar o seu bem-estar.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!