O quiabo é o fruto da árvore popularmente conhecida como quiabeira que acredita-se ser nativa do continente africano, apesar do número limitado de evidências sobre a sua origem. Esse vegetal pode ser usado como um ingrediente em sopas, acompanhamentos e até mesmo em conservas. Apesar de não ser o vegetal mais convencional nas plantações mundo afora, o quiabo é muito rico vitaminas e minerais que são essenciais para a nossa saúde. Vamos conhecer alguns dos seus benefícios?

Melhora a Digestão

A grande quantidade de fibras mucilaginosas presentes no quiabo podem ajudar a movimentação da comida através do trato digestivo. Os movimentos intestinais regulares são essenciais para a diminuição de vários problemas gastrointestinais, como inchaço, cólicas, constipação e excesso de gases. Curiosamente, o quiabo também ajuda a prevenir a diarreia, pois adiciona volume às fezes aquosas.

quais sao os beneficios do quiabo para a saude 1

Combate doenças cardiovasculares

O quiabo é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo o potássio, que ajuda a manter o equilíbrio de fluidos no corpo ao equilibrar as quantidades de sódio. Além disso, o potássio ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e artérias, o que reduz a pressão arterial e diminui a pressão sobre o sistema cardiovascular.

Fortalece o sistema imunológico

Os vários componentes antioxidantes do quiabo fazem com que ele seja um grande combatente dos radicais livres e o seu alto teor de vitamina C também fortalece a imunidade do corpo. Essa vitamina pode estimular o sistema imunológico a criar glóbulos brancos que agem no combate aos patógenos e materiais estranhos que podem enfraquecer o sistema imunológico. Além disso, pesquisas também sugerem que suas propriedades antioxidantes ajudam na prevenção de danos no fígado.

quais sao os beneficios do quiabo para a saude 2

É bom para a pele

Os altos níveis de vitaminas A e C no quiabo ajudam a proteger a saúde da pele, pois promovem uma cicatrização mais rápida e uma diminuição no surgimento de rugas. Isso ocorre porque os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres que podem causar danos às células da pele.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Vários estudos já comprovaram a eficácia do quiabo no controle dos níveis de açúcar no sangue, por isso o seu consumo é recomendado para os diabéticos. No entanto, é importante enfatizar que esse vegetal não é capaz de curar a diabetes sozinho e nem mesmo deve ser usado como um substituto da medicação prescrita para o tratamento da doença.

E você, gosta de incluir o quiabo na sua dieta? Comente!