Ontem noticiamos o grande problema que os usuários da Operadora TIM e iPhones relacionado ao adiantamento de seus relógios, o que fez muitos acordarem uma hora antes do devido. Nesta mesma notícia, falamos que o Horário de Verão 2018 começaria dia 18 de novembro em função das Eleições 2018 e também do ENEM 2018. Porém, segundo informado recentemente, parece que não será bem assim.

O Palácio do Planalto informou ontem (15) que o horário de verão 2018 não será mais adiado, assim sendo mantido no dia 4 de novembro. Antes, a ideia era iniciar apenas em 18/11 em função de um medido do Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não fossem prejudicados, já que o 1º dia de prova ocorre no dia da mudança de horários. Como é preciso adiantar o relógio, é possível que haja confusão relacionada com o horário, assim fazendo com que a prova seja perdida.

Porém, não houve um decreto publicado no ‘Diário Oficial da União’ relacionado a alteração para o dia 18. Houve apenas um decreto assinado pelo presidente Michel Temer afirmando que o horário de verão começará em 4/11. O pedido do MEC não será atendido devido a necessidade de manter a segurança jurídica já que o decreto já havia sido publicado.

horario de verao 2018 tricurioso 1

De qualquer forma, o Horário de Verão 2018 será mais curto que o normal, isto porque em dezembro de 2017 o presidente Michel Temer assinou outro decreto, desta vez encurtando o período de duração do mesmo que geralmente começava em outubro. Isso graças a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele não coincidisse com a data das eleições do segundo turno. Agora, o retorno ao horário normal se manteve no padrão, sendo marcado para o terceiro domingo de fevereiro de 2019, assim caindo no dia 17.

Você concorda com a decisão do governo em não adiar o Horário de Verão novamente? Comente!