Sushi, o prato da moda. Aquele que divide opiniões entre amor e ódio, isto porque quem gosta, vicia. Quem não gosta, nem dá chance. Porém, você já parou para pensar na origem deste prato?

Acredite ou não, porém a origem do sushi é chinesa, mesmo que tenha sido conquistado todo o Japão. Caso você não saiba, o prato é composto por arroz, vinagre e açúcar, peixes, frutos do mar, vegetais, frutas ou ovo. Ele surgiu não como algo para se alimentar, na verdade o mesmo servia para conservar a carne do peixe, para isso era cozido arroz e colocado pedaços de peixe e sal em seu interior. Assim, o conteúdo era fermentado durante meses, liberando ácido láctico que garantia a conservação da carne por bastante tempo.

Porém, o arroz acaba se tornando impróprio para o consumo durante este processo, assim sendo colocado fora por inteiro. Quando este método de conservação chegou ao Japão no século VII, não demorou para se difundir e se tornar um grande símbolo do pais.

quem inventou sushi tricurioso 1

Tá, mas quando o sushi realmente surgiu? Foi em meados do século XV e era uma variação deste tradicional método para conservar o peixe, a principal diferenciação está no tempo menor de fermentação. Foi isso que permitiu que o arroz fosse ingerido mesmo após todo o processo, assim originando o sushi. Após, começaram as diferenciações, o surgimento das algas que o envolve, diferentes recheios e muito mais. Tudo isso até chegar ao Brasil e ganhar cream cheese, chocolate, morango e diversas outras modificações sinistras.

Bizarro, não acha? Comente!