Há pouco escrevemos sobre a rinite e é hora de falar de outra ‘Ite’ desgraçada, esta se chama Sinusite. Muitos dos que sofrem com a rinite de forma severa também devem sofrer com a sinusite, mas afinal, o que é esta doença?

A sinusite, também chamada de rinossinusite, consiste em uma inflamação que ocorre na mucosa dos seis da face, espaço do crânio formado por cavidades ósseas ao redor do nariz, maças do rosto e olhos. Ela pode acabar sendo secundária na grande maioria dos casos, sendo causada por outro quadro relacionado a alergia, infecção ou qualquer outro fator que atrapalhe a drenagem da secreção que passa pelos seios da face. Ela também possui dois tipos, sendo aguda caso dure menos de 12 semanas e crônica quando dura mais de 12 semanas.

A causa desta doença está em agentes infecciosos tais como fungos, vírus, bactérias ou até mesmo fatores alérgenos como poeira, choque térmico e até mesmo alguns cheiros podem desencadear a rinopatia alérgica. Agentes químicos específicos e alterações na anatomia da área nasal ou seios da face também influenciam. Em casos raros, tumores também podem desencadeia-la.

o que e sinusite tricurioso

Por que eu tive sinusite?

Existem alguns fatores que devem ser considerados na hora de tentar entender a razão, são eles: Pólipos nasais que podem bloquear o fluxo de muco; Reações alérgicas; Doenças alérgicas tais como a rinite e asma; Desvio de septo; Trauma facial; Doenças que afetam a imunidade tais como a AIDS, fibrose cística, refluxo gastroesofágico e outras; Infecções respiratórias tais como gripes e resfriados; Células do sistema imunológico; Síndrome de Kartagener; Síndrome dos Cílios Imóveis; Alterações de altitude, Tabagismo ou ainda infecções odontológicas que causem obstrução dos seios da face.

Sintomas

Caso você esteja com sinusite, inevitavelmente irá sentir pressão e dor na face, redução ou perda do olfato, dor de ouvido, dores no dentes e maxilares, tosse, inflamação na garganta, mal hálito, fadiga, irritabilidade, náusea, muita dor na cabeça e rosto, febre pode ocasionalmente ocorrer.

Está em dúvida se o que está tendo é resfriado ou sinusite? Consulte um clínico geral ou otorrinolaringologista, apenas esses profissionais poderão auxilia-lo e prescrever o tratamento correto. Já sofreu com esta ‘ite’? Comente!