A primavera começou faz mais de um mês e com ela, como todo ano, também surgiu a rinite. Pode notar, agora você verá muito mais pessoas espirrando, coçando os olhos e ouvidos, isso graças aos irritantes sintomas desta doença. Mas afinal, o que é rinite?

Pois bem, a rinite é conceituada como uma inflamação ou ainda disfunção da mucosa da cavidade nasal e dos seios da face. Esta condição acaba causando sintomas curiosos tais como a obstrução nasal, coriza, alteração no olfato, coceiras nos olhos, ouvidos, nariz e garganta. Estes sintomas podem durar desde uma hora até dois dias ou mais dias em sequência. Particularmente, sofro de rinite e tem dias que sinto que poderia aparecer no Guinness Book por mais espirros dados em uma hora, sério.

Esta doença pode ser classificada de duas formas, a primeira é a rinite aguda que dura entre 7 e 10 dias, já a segunda é a crônica quando os sintomas permanecem por mais de três meses. Além disso, existem alguns tipos de rinite a se considerar segundo a Academia Europeia de Alergia e Imunologia. Existe:

– A rinite infecciosa, sendo esta a mais comum. É conhecida também como resfriado ou ainda infecção do trato respiratório superior É causada por vírus ou bactéria e dura um período limitado, em geral aparece apenas quando aparece um vírus frio que se instala nas membranas mucosas do nariz e seios da face.

– A rinite alérgica é uma resposta do sistema imunológico a partículas estranhas que são inaladas. Este é o meu tipo onde passar por um canteiro de flores na Primavera pode ser um verdadeiro desastre em função do pólen. Todas essas substâncias invasoras são classificadas como alérgenos e causam todos os sintomas acima mencionados. Às vezes apenas alguns, outras vezes todos ao mesmo tempo.

o que e rinite tricurioso 1

– Também existe a rinite não alérgica que é uma condição que acaba causando espirros crônicos, congestão e corrimento nasal. A diferença está no fato deste tipo não ter conexão com o sistema imunológico.

– Por último, existe a rinite mista que seria quando existe mais de um causador, podendo inclusive ser causada por bactérias e vírus em um mesmo momento.

Mas por que eu tenho rinite?

Existem alguns fatores de risco a serem considerados para que você tenha pré-disposição a ter a doença. São eles: Histórico familiar (pobrezinhos dos meus filhos); Predisposição Genética; Possuir outras doenças tais como asma, conjuntivite e dermatite; Maior sensibilidade a alergias; Diferenças estruturais da anatomia do nariz e seios da face tais como desvio de septo nasal ou hipertrofia das conchas nasais; Tabagismo; Ambientes com mofo ou poluentes; Ambientes com ar-condicionado sem manutenção; Sensibilidade às mudanças súbitas de temperatura e umidade.

Está na dúvida sobre se você também possui rinite? Basta consultar um clínico geral ou um otorrinolaringologista (ufa), eles saberão diagnosticar você e aconselhar sobre qual será o melhor tratamento para amenizar os sintomas. Vale lembrar que esta é uma doença sem cura, o que significa que caso você seja premiado com essa belezinha, passará a vida tratando os sintomas

Já foi diagnosticado? Conta pra gente sua experiência!