Se você costuma usar seus fones de ouvido para ouvir música, assistir vídeos no YouTube ou escutar podcasts, muito provavelmente já deve ter percebido que eles podem ficar sujos em um curto período de tempo. Felizmente, a maioria dos fones são fáceis de limpar e com apenas alguns minutos e alguns materiais básicos disponíveis você pode deixá-los prontos para mais horas de uso. Veja abaixo algumas dicas práticas.

1. Use uma escova de dentes

como limpar os fones de ouvido corretamente 1

Passe a escova de dentes por cima da superfície exterior dos fones de ouvido, utilizando movimentos leves e circulares. Tente remover a cera de ouvido seca, focos de sujeira, fiapos de tecido e quaisquer outros detritos que você encontrar. Esse método funciona melhor para fones de ouvido que são usados ​​apenas de vez em quando e que não acumularam muita sujeira.

Recomenda-se que você compre uma escova nova para realizar a limpeza, que pode ser a mais barata disponível no mercado. Vale lembrar que você estará usando a escova de dentes para esfregar os fones de ouvido sujos, portanto, certifique-se de que ela esteja limpa e seca antes de usá-la. Também é importante destacar que quanto mais duras as cerdas na escova de dentes, melhor.

2. Limpe-os usando uma solução de água e sabão

como limpar os fones de ouvido corretamente 2

Caso os seus fones de ouvido tenham muita sujeira acumulada, provavelmente eles precisarão de uma limpeza mais profunda. Para isso, encha um recipiente com água limpa e preferencialmente morna. Adicione algumas gotas de detergente líquido ou sabão, mas não exagere, pois você só precisará de uma quantidade muito pequena desses produtos. Mexa o sabão e a água juntos até formar uma solução uniforme.

Depois que a solução estiver pronta, pegue um pano limpo e use-o para absorver um pouco da mistura. Torça o pano o máximo possível para tirar o excesso da solução, deixando-o apenas ligeiramente úmido. Use um canto do pano para limpar os fones de ouvido, mas evite entrar em contato com as aberturas por onde sai o som, pois a entrada de água neles pode danificar os fones de uma maneira irreparável. Depois do processo, coloque-os em um espaço ventilado e arejado para uma secagem mais rápida.

3. Use álcool e cotonete

como limpar os fones de ouvido corretamente 3

O álcool é uma maneira barata e eficaz de limpar e desinfetar vários objetos sem causar problemas ou danificá-los. O álcool isopropílico é o mais recomendado para esse fim, pois tem propriedades antibacterianas que o tornam ideal para a higienização de objetos onde os germes possam se agrupar, como no caso dos fones de ouvido.

Coloque a extremidade de um cotonete no álcool e deixe-o absorver o líquido. Limpe a área externa de plástico dos fones de ouvido com o cotonete embebido em álcool. Depois, coloque os fones sobre uma toalha limpa e seca. Vale lembrar que o resto do álcool deve evaporar rapidamente e secar por conta própria.

Gostou das dicas? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!