Compartilhar fones de ouvido com o seu melhor amigo parece ser algo bem legal e inofensivo, certo? Lamento informar, mas esse simples gesto de caridade não é tão inocente quanto parece. Estudos recentes têm mostrado que o compartilhamento desses dispositivos pode levar ao surgimento de problemas no sistema auditivo. Ficou curioso para saber a causa disso? Então continue lendo o post para entender melhor como os pesquisadores chegaram à essa conclusão.

Primeiramente é preciso enfatizar que, embora a cera de ouvido (ou cerúmen) seja uma maneira natural do nosso corpo proteger o interior de nossos ouvidos e prevenir infecções, ela está sempre repleta de bactérias vivas. Por sua vez, os fones de ouvidos acabam cobrindo o ponto de saída da cera, aprisionando umidade e calor que criam ótimas condições para o desenvolvimento das bactérias. Além disso, nossos fones de ouvido também ficam cobertos de germes provenientes das superfícies com as quais eles entram em contato, como mesas ou bolsas.

compartilhar fones de ouvido pode ser mais nojento do que voce imagina 1

A situação piora ainda mais quando compartilhamos os fones de ouvido com uma outra pessoa. Estudos mostraram que os fones por si só já aumentam em 11 vezes a quantidade de bactérias nos ouvidos e o simples fato de compartilhar esses dispositivos com alguém pode dobrar esse número. Em outras palavras, o compartilhamento de fones não é indicado porque a flora bacteriana do sistema auditivo varia de pessoa para pessoa, o que faz com que essa “troca” de micro-organismos aumente o risco do desenvolvimento de infecções na região.

Vale a pena destacar que o compartilhamento dos fones de ouvido com pessoas da sua família também não fará com que o risco do desenvolvimento de algum problema no sistema auditivo diminua, já que as bactéria presentes nos nossos ouvidos são sempre únicas, mesmo se comparadas com as dos nossos parentes.

A falta de limpeza dos fones também pode provocar uma série de problemas desagradáveis, como o surgimento de fungos, cravos e espinhas. Por isso, recomenda-se a remoção frequente dos resíduos de cera nos fones com um pedaço pequeno de algodão levemente umedecido com álcool.

Já sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!