South Park é sem dúvidas uma das animações de conteúdo mais duvidoso de toda a história da televisão. A série desobediente de Trey Parker e Matt Stone é indiscutivelmente hilária, mas a sua principal característica é a sua capacidade de fazer qualquer um se surpreender com os enredos nada convencionais dos seus episódios. Pensando nisso, listei cinco dos episódios mais ofensivos e controversos onde Cartman, Stan, Kyle, Kenny e os outros residentes de South Park se envolveram em grandes polêmicas.

5. Scott Tenorman Must Die (T05E04)

episodios mais polemicos de south park 5

Em “Scott Tenorman Must Die”, Cartman encena uma vingança ao seu próprio estilo contra o valentão da escola, Scott Tenorman. Esse episódio foi alvo de polêmicas por causa do teor obscuro que ele apresenta, mesmo se tratando de uma série de gosto duvidoso como South Park. Na trama, Cartman mata os pais de Scott e depois os transforma em algumas guloseimas para Scott comer. E então o episódio termina com Scott chorando enquanto sua banda favorita Radiohead o chama de “chorão”, ao mesmo tempo em que Cartman lambe suas lágrimas. Bizarro, não?

4. Ginger Kids (T09E11)

episodios mais polemicos de south park 4

“Ginger Kids” apresenta Cartman provocando crianças ruivas do mesmo modo como ele faz com praticamente todas as pessoas: espalhando discurso de ódio. O problema é que esse enredo causou problemas na vida real, já que em 2013 a polícia inglesa registrou um incidente em Rotherham, Yorkshire, onde pelo menos seis estudantes ruivos foram atacados a caminho da escola. Os ataques tinham semelhanças com o enredo mostrado em “Ginger Kids”, o que levou os pais das crianças a lançar um grupo no Facebook onde postavam fotos das lesões de seus filhos e incentivavam outas pessoas a boicotarem a animação.

3. Trapped in the Closet (T09E12)

episodios mais polemicos de south park 3

Em “Trapped in the Closet”, a série não mediu esforços em criticar a Cientologia, conjunto de crenças criado por L. Ron Hubbard. Na trama, os personagens denunciam a igreja como nada mais do que “uma grande fraude global”. Além disso, Tom Cruise, um dos adeptos mais famosos da crença, é mostrado se trancando no armário de Stan e se recusando a sair, o que na verdade foi uma forma encontrada pela série de zombar dos rumores sobre a sexualidade de Cruise. Rumores da época indicavam que Cruise exigiu que o episódio fosse retirado do ar, pois ele supostamente ameaçou abandonar a produção do filme “Missão Impossível III”, já que a empresa-mãe da Comedy Central, a Viacom, também é dona da Paramount Pictures, a distribuidora do filme. O episódio foi retirado do ar, mas nunca foi oficialmente revelado o motivo.

2. Bloody Mary (T09E14)

episodios mais polemicos de south park 2

Em “Bloody Mary”, uma estátua da Virgem Maria é vista jorrando grandes quantidades de sangue devido à uma menstruação evidente. Mas os personagens declararam o fenômeno como um milagre, o que incluía cenas onde os padres olhavam de perto as partes íntimas da estátua, que por sua vez estavam cobertas de sangue. Como esperado, vários membros da Igreja Católica exigiram um pedido formal de desculpas, mas sem obter sucesso, decidiram fazer uma campanha para que o episódio fosse removido permanentemente das redes de TV e que nunca fosse disponibilizado em DVD. Em vez disso, os produtores aproveitaram a atenção da mídia e transmitiram o episódio antes da data planejada.

1. 201 (T14E06)

episodios mais polemicos de south park 1

Nada causou tanta polêmica na história de South Park quanto o episódio “201” (sim, o nome é realmente esse). O episódio apresentava muitas piadas envolvendo o Profeta Maomé, fundador do islamismo. Isso provocou a fúria dos extremistas religiosos de tal forma que eles ameaçaram tirar a vida dos criadores da série caso o episódio mostrasse o profeta. Por isso, os produtores resolveram colocar grandes tarjas pretas cobrindo totalmente o corpo de Maomé, o que gerou debates acalorados sobre liberdade de expressão e intolerância religiosa. O episódio nunca mais voltou a ser exibido na TV.

E você, curte South Park? Deixe o seu comentário!