Considerado uma fruta exótica por muitos, o kiwi é geralmente consumido apenas em circunstâncias especiais, ou pode até mesmo ser negligenciado pela escolha de outras frutas mais comuns. No entanto, você terá o prazer de descobrir através desse post que os kiwis são frutas deliciosas e cheias de nutrientes que melhoram a nossa saúde e bem-estar. Vamos conhecer alguns dos seus benefícios?

Ajuda a controlar a pressão arterial

O kiwi têm uma boa quantidade de potássio, o que ajuda a corrigir o desequilíbrio do volume de sal no organismo que podem estar afetando negativamente a pressão arterial. O potássio é muito conhecido no meio científico pelo seu papel regulador nas contrações do coração, no entanto ele precisa ser consumido com moderação, pois o seu excesso pode resultar em disfunções cardíacas. Mas fique tranquilo, o kiwi tem a quantidade certa desse elemento.

quais sao os beneficios do kiwi para a saude 1

Reforça o sistema imunológico

O kiwi é incrivelmente rico em vitamina C, já que 100 gramas dessa fruta fornecem cerca de 150% da dose diária recomendada. Embora a ingestão excessiva de uma determinada vitamina não seja necessariamente algo bom, a vitamina C é solúvel em água e não agride o corpo, pois o excesso é transmitido pela urina. O consumo regular de vitamina C é essencial para o funcionamento ideal do sistema imunológico, fazendo com que o seu corpo tenha a capacidade de remover eficientemente potenciais ameaças para a sua saúde.

Melhora as funções respiratórias

Pouca gente sabe que a saúde respiratória se beneficia do consumo de frutas cítricas com bioflavonoides, que neste caso incluem a vitamina C do kiwi e compostos relacionados. Os bioflavonoides têm sido utilizados em medicamentos asmáticos para reduzir a gravidade dos ataques, além de aumentar a resistência do corpo contra infecções comuns do trato respiratório.

É bom para os diabéticos

O kiwi pode ser facilmente incluído na dieta dos diabéticos, pois tem um baixo índice glicêmico, bem como um excelente teor de fibra. Na prática, isso reduz a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea. Por isso, quando surge os desejo de comer algum doce, o kiwi podem oferecer uma solução saborosa e que certamente não afetará negativamente o controle do açúcar no sangue.

quais sao os beneficios do kiwi para a saude 2

Promove a saúde dos rins

Os rins filtram o sangue continuamente todo santo dia, eliminando as impurezas e assegurando que o sangue permaneça limpo. À medida que os anos passam, uma quantidade de resíduos insolúveis pode se acumular no aparelho de filtro dos rins, causando bloqueios e desconforto. Isso é que acontece com as populares “pedras nos rins”, que geralmente são compostas por vários sais de cálcio. O potássio presente no kiwi ajuda a reduzir a probabilidade de esse sal se acumular, o que impede a formação das pedras.

É bom para a pele

A pele é uma das principais linhas de defesa do nosso corpo, pois nos protege contra agentes externos potencialmente perigosos. A vitamina C presente no kiwi contribui para a produção de colágeno, uma proteína que promove a saúde estrutural dos tecidos, como as articulações e a pele. Outras vitaminas e fitonutrientes encontrados nessa fruta também ajudam a amenizar os danos causados ​​pelos raios UV e preservam a saúde da pele por mais tempo.

E você, gosta dessa fruta? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!