O 4G é uma tecnologia muito importante para pessoas como eu (e acredito que para pessoas como você também), que não se desconectam por nem um minuto da internet. Porém, algumas empresas de celular não oferecem a velocidade contratada ou não possuem uma cobertura tão abrangente em cidades longe dos grandes centros urbanos, ou se sobrecarregam muito rápido, o que reduz a qualidade da transmissão de dados e torna um verdadeiro inferno a vida de quem quer mandar mensagens, assistir vídeos ou enviar um documento importante por e-mail, por exemplo.

Nesse artigo vamos deixar claro para você quais são as melhores (e as piores) coberturas de 4G oferecidas pelas operadoras brasileiras. Importante deixar claro que o estudo foi feito pela empresa britânica OpenSignal, uma verdadeira autoridade no ramo da internet sem fio ao redor do mundo. De acordo com o levantamento feito pela empresa gringa, a Claro é a detentora da melhor conexão de rede 4G do Brasil. Foram estudadas a velocidade média de download (28,18 MB) e upload (9,28 MB).

Mesmo com o posto de “melhor 4G”, a Claro não é a única a oferecer um excelente serviço, já que no quesito cobertura, a empresa é passada para traz por uma de suas maiores concorrentes: a Tim. A Rede 4G da Tim foi acessível em 75% das tentativas dos técnicos da OpenSignal. A Claro também perde em latência do 3G, onde a Nextel tem somente 62,5 milissegundos de atraso. A Claro também possui a melhor taxa de download por 3G, são 4,5 MB. A operadora possui melhores velocidades nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

4G 1

A latência do 4G estudada nas mesmas regiões metropolitanas mostra a Claro desbancada pela Nextel em São Paulo, Oi no Rio de Janeiro e empatada com a Tim em Belo Horizonte. A cobertura do 4G da Tim sai vencedora em todas as regiões, inclusive empatada com a Claro em Belo Horizonte. Para chegarem a esses números, os técnicos da OpenSignal analisaram quase 400 mil smartphones em todo o Brasil. Foram feitas mais de 6 bilhões de medições entre o dia primeiro de março e 29 de maio de 2018.

E aí, você está satisfeito com a sua rede 4G? Deixe nos comentários!