Definitivamente o micro-ondas é o eletrodoméstico mais útil para os jovens esfomeados que se aventuram em sua primeira vez morando sozinhos. Até porque, as possibilidades são infinitas! De lasanha a bolo de chocolate, tudo é possível nesta maravilha. Porém, você já parou para pensar em quem inventou o micro-ondas?

Acredite ou não, o micro-ondas surgiu do acaso, quer dizer… Mais ou menos. Tudo começou com o americano Percy Spener quando ele trabalhava na Raytheon produzindo magnétons para radares. Certo dia, ao trabalhar em um radar ativo, o pesquisador sentiu que um chocolate que estava em seu bolso derreteu. Por ser um especialista, presumiu que as ondas era capazes de agitar moléculas e, assim, aquecer alimentos.

Foi então que em 1946 o cientista patenteou a tecnologia e em 1947 construiu o primeiro forno micro-ondas da história que pesava 340 kg e tinha 1,70 m de altura. Além de seu gigante tamanho, o mesmo acaba produzindo muita radiação, sendo 3x mais do que os fornos modernos. Curiosidade extra: Você sabe qual foi o primeiro alimento a ser aquecido em um micro-ondas? Pipoca!

quem inventou micro ondas tricurioso 1

Como funciona o micro-ondas?

Um transformador gera uma tensão fixa de 400 volts para o magnetron que gera ondas eletromagnéticas de 2.450 GHz, esta é a mesma frequência utilizada na ressonância das moléculas de água. Todas essas ondas geradas refletem nas paredes metálicas do forno e fazem vibrar as moléculas de água que possuem. Toda essa fricção cria calor e aquece/cozinha o alimento. Como elas penetram no alimento, promovem o aquecimento de dentro para fora, assim deixando tudo bem quentinho e gostoso. Uma curiosidade interessante é que as micro-ondas do forno não fazem vibrar moléculas de vidro ou plástico.

Você conhecia todas essas informações? Comente!