Basta você fazer uma rápida visita a algum aeroporto ou simplesmente olhar para o céu para notar que quase todos os aviões são pintados de branco. Como tudo na indústria da aviação é planejado e desenvolvido de acordo com as funções desejadas, a pintura consequentemente desempenha um papel importante, de modo que existem várias razões pelas quais os aviões comerciais são geralmente pintados na cor branca. Que tal conhecer quais são esses motivos?

A principal razão pela qual os aviões são pintados de branco ou cores claras é a facilidade promovida por essas tonalidades de refletir a luz do sol, minimizando tanto o aquecimento quanto qualquer outro dano em potencial da radiação solar. É basicamente o mesmo que colocar um “protetor solar” na aeronave. Por exemplo, em um dia ensolarado, se você estiver vestindo uma camisa de cor escura, você vai ficar com calor mais rapidamente do que se você estivesse usando uma camisa branca. Um avião bem refrigerado naturalmente promove um gasto menor das companhias aéreas com sistemas de refrigeração, mas é bom destacar que não se trata apenas de economizar dinheiro. As partes mais importantes que precisam ser protegidas da luz solar são as partes feitas de materiais plásticos ou compósitos, por isso elas são geralmente pintadas na cor branca.

por que os avioes sao geralmente brancos 1

Aviões de cores escuras não são comuns, mas existem.

No entanto, isso não significa que você nunca vai ver aviões coloridos voando por aí. Quando o assunto é segurança, não há nada de errado em pintar um avião com uma cor escura. O problema é que as tintas oxidam com o tempo. então se você está pintando algo com uma tinta escura, ele muito provavelmente irá clarear depois de um certo tempo por causa dos efeitos da oxidação.

Algumas companhias aéreas até já experimentaram não usar tinta alguma. Durante um longo tempo, a American Airlines teve seus aviões com a aparência natural das fuselagens e isso não causou grandes avarias nas peças. O problema é que esses aviões manchavam rapidamente e por isso a companhia aérea precisava gastar tempo e dinheiro para polir as aeronaves com frequência.

por que os avioes sao geralmente brancos 2

Antigos aviões da American Airlines com a fuselagem “pura”.

Desse modo, muitas companhias aéreas passaram a usar aviões de cores claras, pois essas tonalidades provaram ser mais convenientes, baratas e de fácil manutenção.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!