Quando você decide que irá morar sozinho, uma das primeiras preocupações é como comprar uma máquina de lavar roupas. Afinal, este é um eletrodoméstico essencial para a praticidade do dia a dia, porém ao mesmo tempo também é um dos mais caros para se comprar. Pensando nisso hoje me veio uma dúvida, afinal quem inventou a máquina de lavar roupas?

O primeiro registro que se tem de uma máquina de lavar roupas é de 1961 quando foi protocolado um pedido de patente. Após, temos um anúncio veiculado em janeiro de 1752 na Gentlemen’s Magazine e, novamente, outro pedido de patente referente a uma máquina rotativa de 1782, todos na Inglaterra. Porém, apenas após a invenção e popularização do motor elétrico no início do século XX que surgiram as primeiras máquinas de lavar roupas eficientes a serem produzidas em grande escala. O pioneiro foi o americano Alva J. Fisher que detinha a patente, mesmo não tendo sido sua criação. A produção se iniciou em 1906 e a novidade logo dominou o mundo.

quem inventou maquina lavar roupas tricurioso

Hoje existem dois modelos básicos de máquinas de lavar roupas onde um possui abertura frontal e o outro abertura superior. Aqui no Brasil grande maioria das pessoas opta pelo primeiro modelo que é composto por um cilindro vertical e um agitador central. O segundo modelo é comum na Europa e Oriente Médio, sendo montado com um cilindro horizontal e nenhum agitador. Os dois modelos são altamente capazes de cumprir seus papeis ao lavar as roupas de forma automática graças a um motor elétrico que permite os diferentes ciclos de lavagem que iniciam em enxágue e finalizam em centrifugação. Todas devem ser ligadas a um ponto de força elétrica e um ponto de entrada e saída de água, elas também possuem um timer programável e depósito para amaciante e sabão. Tudo o que você precisa fazer é jogar as roupas lá dentro, abastece-la com os produtos de limpeza e apertar um botão.

A tecnologia é incrível, não acha? Comente!