Os rinocerontes são enormes mamíferos herbívoros que podem ser facilmente identificados por seus focinhos com chifres característicos. Existem cinco espécies de rinocerontes e acredita-se que cerca de 29 mil desses animais vivam na natureza nos dias atuais. Se você sempre quis saber um pouco mais sobre os rinocerontes, mas não sabia onde encontrar informações, chegou a hora de aumentar o seu conhecimento conferindo os fatos curiosos abaixo.

1. O nome rinoceronte é derivado de duas palavras gregas: rhino (nariz) e ceros (chifre).

2. Os rinocerontes podem chegar a uma velocidade de até 50 km/h.

3. Os chifres desses animais não são feitos de osso, mas de queratina, que é o principal ingrediente dos nossos cabelos e unhas. Seus chifres são estruturalmente semelhantes a cascos de cavalo e bicos de tartaruga.

curiosidades interessantes sobre os rinocerontes 1

4. Esses animais vivem entre 35 a 40 anos em média.

5. Os rinocerontes adultos geralmente não têm predadores naturais, exceto os seres humanos.

6. Os chifres de rinoceronte são altamente cobiçados e podem ser mais valorizados do que o ouro em algumas partes do mundo. A medicina tradicional chinesa acredita que esses chifres carregam propriedades curativas e também são usados como afrodisíaco.

7. A gravidez de um rinoceronte dura entre 15 e 16 meses.

curiosidades interessantes sobre os rinocerontes 2

8. A pele de rinoceronte é incrivelmente grossa e resistente, mas curiosamente é sensível a queimaduras solares e picadas de insetos. Por isso, esses animais se afundam na lama para proteger sua pele.

9. Os rinocerontes são geralmente muito territoriais, por isso marcam seu espaço com esterco e urina. O excremento de cada rinoceronte tem um odor único e muitas vezes serve como uma mensagem para outros animais da área.

10. Até hoje não está totalmente claro se os chifres proporcionam alguma vantagem seletiva aos rinocerontes. Acredita-se que as fêmeas possam usá-los para guiar seus filhotes ao empurrá-los na direção certa.

11. A maior espécie de rinoceronte que já viveu era chamada de Paraceratherium. Essas feras pré-históricas tinham aproximadamente 7,4 metros de comprimento, 5 metros de altura no ombro e podiam pesar 20 toneladas.

curiosidades interessantes sobre os rinocerontes 3

12. Esses animais precisam de tanta comida que basicamente passam o tempo todo comendo, parando apenas para dormir durante a parte mais quente do dia.

13. Os chifres dos rinocerontes continuam a crescer ao longo de toda a sua vida. Se um chifre for removido, ele lentamente voltará a crescer novamente.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!