Eu sou apaixonado por história e, em muitos livros, é muito comum vermos alguns países onde existiam reis como líderes supremos e outros onde eram os imperadores que mandavam e desmandavam na área. Porém, você já parou para se perguntar qual a diferença entre rei e imperador? Nesse artigo, vamos tentar elucidar essa dúvida e lhe explicar detalhadamente os motivos para que essas nomenclaturas sejam mais comuns em um lado do mundo e completamente incomuns em outras culturas.

A diferença entre rei e imperador é somente a forma de tratamento. Seja rei ou imperador, ambos possuem o poder soberano nos regimes políticos da monarquia. As variações dessas denominações tem a ver com a noção do país em relação ao seu governante e a forma como o governante se enxerga em relação ao país. O rei normalmente é aquele que governa uma área já determinada (seja por meio de tratados ou guerras passadas). Os imperadores possuem um crescimento constante de suas terras, já que na maioria das vezes são conquistadores.

Exemplos conhecidos de imperadores foram Napoleão Bonaparte no século 19 e o czar Nicolau II já no século 20. Czar é um termo atualizado para “César”, título dos antigos imperadores de Roma. De acordo com o historiador da Universidade Estadual de Campinas, Daniel Ferraz Chiozzini, o Brasil contou com um império em sua história: Predro I e II usavam o título de imperador pois governavam um país que foi conquistado pelo império português por meio de suas navegações.

rei e imperador

Napoleão Bonaparte

Então, a diferença entre rei e imperador é bem simples: o rei governa o seu país e o imperador é responsável por vários países que fazem parte de seu império. Historiadores dizem que os imperadores são superiores aos reis em questões de honra, mas a proteção dos súditos é comum em ambos os tipos de poder. A tradição, cultura e hereditariedade é muito importante para a influência na denominação. A Inglaterra, que ainda é uma monarquia, embora parlamentarista, teve momentos de expansão imperialista na América do Norte, África, Ásia e Oceania.

O Japão, que se manteve em um regime imperial teve períodos curtíssimos de expansão, somente tentativas na China e na Rússia.

E aí, matou a curiosidade? Deixe nos comentários!