Muitas vezes chamada de “o gigante da África”, por causa da sua grande população e influência econômica no continente, a Nigéria é um país que ostenta peculiaridades tanto nas grandes cidades quanto no seu interior. Isso acontece porque a nação é ocupada por mais de 500 grupos étnicos, que possuem costumes e tradições únicas. Confira abaixo 17 curiosidades sobre a história e cultura nigeriana:

1. Mais de 500 idiomas são falados no país.

2. Em 1961, os bispos católicos nigerianos tornaram São Patrício o seu padroeiro nacional.

3. O clã Igbo, na Nigéria, possui artefatos de cerâmica tão antigos que o torna um dos clãs mais antigos ainda existentes no mundo.

4. Um dos pratos típicos nigerianos é o fufu, que é basicamente uma massa feita de inhame ou mandioca que é juntamente servida com um caldo grosso que pode ser obtido do cozimento de peixes, camarões, carnes ou tomate.

fatos curiosos sobre a nigeria 1

5. Existe uma floresta sagrada na Nigéria que foi salva na década de 1950 do abuso e negligência de exploradores por uma mulher austríaca chamada Susanne Wenger. Hoje, o local é considerado um patrimônio da humanidade pela UNESCO, onde a pesca e a caça são proibidas.

6. Em algumas cidades nigerianas existem as chamadas “salas de engorda”, onde noivas costumam visitar o local apenas para comer e engordar. Isso é fruto da crença de algumas etnias que acreditam que ser gordo é sinônimo de classe e poder.

7. A Nigéria é a segunda maior nação consumidora de champanhe do mundo, ficando atrás apenas da França.

8. A Nigéria tem a sua própria agência espacial, que já foi responsável pelo lançamento de cinco satélites desde sua formação, no ano de 2001.

9. Banana Island é a parte mais rica da Nigéria. Seus habitantes desfrutam de luxuosos sistemas elétricos subterrâneos e redes de abastecimento de água sem problemas ou interrupções, bem diferente do resto do país.

10. A Nigéria tem a 3ª maior indústria cinematográfica do mundo em termos de ganhos. Ela é comumente apelidada de “Nollywood”.

fatos curiosos sobre a nigeria 2

11. Alguns golpistas nigerianos costumam vender casas se passando pelos verdadeiros donos para obter um depósito considerável ao enganar os compradores. Por isso, é um tanto comum encontrar casas nigerianas com os dizeres “esta casa não está à venda”, como uma forma de frustar os planos dos impostores.

12. Cerca de 85% dos nigerianos veem a influência da China de forma positiva, o que torna a Nigéria a nação mais pró-chinesa do mundo.

13. Um quarto de todas as mortes no trânsito na África acontecem na Nigéria. Estima-se que 18 pessoas perdem suas vidas no trânsito nigeriano diariamente.

14. A cidade nigeriana de Lagos é uma das que mais crescem no mundo, com uma taxa de crescimento de 85 pessoas por hora.

15. Existe uma escola flutuante de três andares na cidade nigeriana de Lagos. A escola flutua graças a 256 barris de plástico e serve a uma comunidade de pescadores locais que também vivem em casas flutuantes.

fatos curiosos sobre a nigeria 3

16. Na Nigéria, é relativamente comum uma empresa enviar dinheiro para outra usando dinheiro em espécie, em uma viagem de ônibus que pode chegar a 12 horas. Curiosamente, essa é uma das maneiras mais baratas de movimentar dinheiro em transações financeiras.

17. Na década de 1970, existia uma aldeia nigeriana onde não havia cemitérios, pois os aldeões achavam que eram imortais.

Já conhecia algumas dessas curiosidades sobre esse país? Deixe o seu comentário!