Basta andar pelas ruas para perceber que os pombos se tornaram um tipo de “acessório” permanente em nossas paisagens urbanas, causando até uma sensação de vazio nas cidades quando eles não estão por perto. Mas apesar de muitas pessoas carregarem uma certa aversão por essas criaturas voadoras, pouca gente se pergunta como os pombos se tornaram tão numerosos nos grandes centros e qual seria o seu papel na colonização urbana. É exatamente isso o que vamos tentar decifrar ao longo desse post.

Estima-se que atualmente existem mais de 400 milhões de pombos em todo o mundo, sendo que a maioria deles vive nas cidades. Só que isso nem sempre foi o caso, pois essas aves tinham como habitat natural as falésias costeiras. Tudo mudou há mais de 10.000 anos, quando as pessoas que viviam na antiga Mesopotâmia (atual Iraque) e Egito, começaram a persuadir os pombos com comida para áreas habitadas pelos seres humanos, pois esses animais eram vistos como uma fonte valiosa de proteína e gordura. Desse modo, as pessoas começaram a domesticar e criar essas aves para consumi-las, o que de certa forma acabou criando subespécies que levaram à diversidade de pombos urbanos conhecidos hoje.

por que existem tantos pombos nas cidades 1

Com o passar do tempo, os humanos começaram a perceber que os pombos tinham outras utilidades além da obtenção da sua carne, como a sua habilidade de navegação que permitia a entrega de pequenas correspondências. A partir daí, a apreciação da humanidade por esses animais só cresceu, o que fez com que eles se reproduzissem livremente por várias cidades mundo afora. É importante destacar que as cidades se tornaram o cenário perfeito para o sucesso dos pombos, pois eles são naturalmente moradores de penhascos, que são artificialmente substituídos pelos prédios altos dos grandes centros.

Outra característica que torna os pombos mais adaptáveis ao ambiente urbano ​​é o seu apetite. Enquanto outras espécies de aves necessitam de uma dieta muito específica de sementes e insetos, os pombos podem comer praticamente qualquer coisa que os seres humanos joguem no lixo. Ou seja, todas essas características dão a esses pássaros uma vantagem competitiva em comparação com outras espécies que sofrem ao tentar sobreviver nas cidades.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!