Todo mundo já teve ou ao menos conhece a persiana, uma cortinha diferente formada por diversas lâminas presas à fios que permitem modificar a direção das mesmas, assim protegendo o cômodo do sol. Porém, qual a origem deste nome? Será que é uma invenção persa?

Pois bem, meus amigos. O substantivo persiana tem ligação direta à antiga Pérsia, país que hoje é conhecido como Irã. Porém, a primeira vez que esta palavra surgiu nos dicionários de português foi em 1873 e veio ‘importada’ da França. O que? Deixa que eu explico.

Durante o século XVIII na França era comum que fossem utilizados painéis formados por lâminas horizontais do lado de fora para proteger as janelas, controlar a luz que vinha do sol e ainda proporcionar certa privacidade aos ambientes. Nesta época, o invento era chamado de persiennes, termo que surgiu em 1752, em função de sua inspiração oriental. Porém, vale ressaltar que esta não era uma solução exclusiva da Pérsia e seu nome foi apenas escolhido sem grandes explicações por trás.

como surgiu palavra veneziana tricurioso

Mas e a veneziana? É um invento de Veneza?

Muitos dicionários consideram persiana e veneziana como sinônimos, porém na prática ambos são diferentes. Enquanto a persiana era um painel colocado na janela – tanto do lado de dentro quanto do de fora – a veneziana era uma espécie de cortina que ficava apenas no lado de dentro. A palavra veneziana surgiu em português no século XX segundo a datação de Antônio Geraldo da Cunha. Porém, este é um termo muito mais antigo em italiano e era um artigo de exportação. Então, em 1791 se utiliza a expressão venetian blind, ou seja, existe a possibilidade de persiana e veneziana tenham surgido na mesma época.

Incrível, não acha? Comente!