Bill Gates, fundador da Microsoft e grande filantropo, é uma das figuras mais admiradas e influentes do mundo. Ainda que você seja jovem demais para lembrar de todo o seu protagonismo nos anos 90, é provável que você esteja ciente da importância de Gates na criação da Microsoft e do seu sistema operacional, o Windows. Por isso, aqui estão listadas 15 curiosidades que contam um pouco da vida e trajetória desse ícone da tecnologia.

1. Apesar do ranking de pessoas mais ricas do mundo sofrer constantes variações, Bill Gates sempre figura nas primeiras posições. Atualmente ele tem um patrimônio líquido de 94,1 bilhões de dólares.

2. Bill Gates iniciou cedo em sua carreira com computadores. Em 1968, quando tinha 13 anos, ele frequentava a Lakeside School, uma das poucas escolas nos Estados Unidos a ter um computador na época. Gates já afirmou que o contato com o computador no período escolar foi crucial no desenvolvimento de sua paixão pela máquina ao longo dos anos.

3. Ele escreveu seu primeiro programa de computador na época que estudava na Lakeside School. Seu programa, escrito na linguagem de programação BASIC, era um jogo de computador que permitia ao usuário jogar partidas de jogo da velha contra o computador.

4. Em 1975, Gates ofereceu a algumas empresas um serviço de criação de programas para o computador. Nascia assim a Microsoft, empresa criada juntamente com Paul Allen, seu amigo de infância.

fatos curiosos sobre bill gates 1

5. Quando tinha 22 anos, ele foi preso no Novo México por excesso de velocidade e direção sem licença.

6. Apesar de dominar várias linguagens de programação, ele fala apenas um idioma: o inglês. Por ter participado de várias iniciativas de caridade em todo o mundo, Gates disse que não aprender a falar outras línguas além do seu inglês nativo é um dos seus maiores arrependimentos.

7. Bill Gates conheceu sua esposa Melinda através do trabalho. Melinda Gates trabalhava como gerente de marketing de produtos na Microsoft quando conheceu Bill em um jantar. O casal manteve seu relacionamento em segredo (muito mal guardado) por anos, antes de torná-lo público em 1993, quando eles ficaram noivos. Eles se casaram em 1994.

8. Gates e sua esposa Melinda têm três filhos juntos: Jennifer Katharine, Rory John e Phoebe Adele. Apesar de seu pai pode ter um patrimônio líquido de mais de US$ 90 bilhões, os filhos de Gates herdarão “apenas” US$ 10 milhões cada. Gates costuma dizer que: “deixar enormes quantidades de dinheiro para as crianças não é um favor para elas”.

fatos curiosos sobre bill gates 2

9. Ao contrário de boa parte dos bilionários, Bill Gates muitas vezes evita o luxo, tanto é que ele só comprou o seu primeiro avião em 1997, muito tempo depois de ter se tornado milionário.

10. Apesar de ser um homem bastante ocupado, Bill Gates ainda consegue reservar tempo suficiente para ler 50 livros por ano. Isso é quase um livro por semana!

11. Gates teve um longo e complicado relacionamento com o icônico empresário de tecnologia Steve Jobs. Os dois começaram como aliados através de uma parceria entre Microsoft e Apple, mas eles se envolveram em vários altos e baixos ao longo dos anos.

12. Apesar de ser um ícone da tecnologia, Gates nem sempre está certo sobre os rumos da informática. Em 2004, ele previu que o spam seria eliminado dos e-mails dentro de dois anos. Passaram-se todos esses anos e até hoje as nossas caixas de entrada de são bombardeadas por mensagens desagradáveis.

13. Uma das causas mais notáveis ​​da Fundação Bill e Melinda Gates é a busca pela oferta de água limpa e potável para os países pobres e em desenvolvimento. Gates recentemente promoveu a criação de uma máquina que extrai água potável do esgoto.

fatos curiosos sobre bill gates 3

14. Bill Gates não foi o único a lucrar com o sucesso da Microsoft. Quando a empresa abriu o seu capital em 1986, o preço das ações dispararam e ele foi apenas um dos 12.000 milionários criados pelo sucesso da empresa.

15. Se a Microsoft não tivesse decolado, Bill Gates já disse que teria se tornado um pesquisador de inteligência artificial, pois ele afirma ser fascinado por essa área.

Curtiu? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!