Todo produto bem-sucedido é o fruto de um longo período de pesquisas e uma série de falhas. No entanto, muitas vezes só nos lembramos dos vencedores, ignorando as imprecisões como se elas nunca tivessem acontecido. É exatamente essa a ideia por trás da criação do “Museu do Fracasso”, localizado em Helsingborg, na Suécia. À primeira vista, pode parecer que ele abriga a coleção mais deprimente de todos os tempos, mas a verdadeira história por trás dos produtos em exposição é mais inspiradora do que muita gente imagina.

Fundado pelo psicólogo organizacional Dr. Samuel West, o museu exibe produtos que foram verdadeiros fracassos comerciais, mas que representam a importância dos riscos no desenvolvimento de um projeto bem-sucedido. Segundo West, os produtos de sucesso são sempre celebrados pelos departamentos de publicidade, mas isso não quer dizer que os fracassos não tenham o seu grau de importância.

conheca o museu do fracasso o lugar que reune os piores produtos ja lancados 1

Até o jogo de tabuleiro do Trump marca presença na exposição.

Alguns dos produtos que estão em exposição no museu incluem um perfume produzido pela Harley-Davidson, canetas Bic feitas especialmente para mulheres, um celular da Nokia N-Gage que além de telefone servia como um console de games portátil, o assistente digital Apple Newton, uma lasanha de carne bovina da Colgate e até mesmo o Google Glass.

conheca o museu do fracasso o lugar que reune os piores produtos ja lancados 2

Que tal uma lasanha produzida pela Colgate?

Por outro lado, alguns dos itens em exibição no museu representam o fim de uma era. As cases de DVD da Blockbuster lembram os visitantes da época nostálgica onde era necessária uma ida à locadora de vídeo para assistir a um lançamento no conforto da poltrona da sala. A câmera digital DC40 da Kodak Company serve como lembrete de que a empresa não adotou a fotografia digital com a rapidez que deveria.

conheca o museu do fracasso o lugar que reune os piores produtos ja lancados 3

As canetas feitas “especialmente” para mulheres.

O Museu do Fracasso surgiu através do fascínio de Samuel West com a psicologia do fracasso, levando-o a procurar e comprar muitos dos itens malsucedidos que mais tarde seriam parte da exposição. Ele também costuma levar os produtos para conferências e exposições em outros países, como forma de expandir a informação que ele reuniu ao longo do tempo para vários lugares do mundo. Ao todo, existem mais de 60 invenções fracassadas no excêntrico museu.

conheca o museu do fracasso o lugar que reune os piores produtos ja lancados 4

Twitter Peek, um dispositivo para “twittar”.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!