Você já se perguntou sobre a diferença entre a arte moderna e a contemporânea? Ou já teve dúvidas se existe mesmo alguma diferença entre as duas? Diferente do que muita gente imagina, os dois termos não são sinônimos, pois existem diferenças baseadas em datas e características estabelecidas por vários historiadores, que reconhecem uma mudança ocorrida com o fim do modernismo e o começo do contemporâneo.

A arte moderna costuma ser rotulada como aquela que foi criada entre a década de 1860 (alguns dizem que a década de 1880) e o final da década de 1960 (alguns dizem que foi na década de 1950). Por isso, muitas pessoas consideram a arte feita a partir dessa data como contemporânea, o que inclui arte conceitual, minimalista, pós-moderna e feminista. O problema dessa explicação é que existem várias outras diferenças conceituais e estéticas entre as duas fases.

A arte contemporânea é, de certo modo, bem mais complexa de ser definida. Obviamente, muita gente se baseia na teoria de que ela é a arte produzida depois dos anos 60, mas na verdade ela representa muito mais que simplesmente isso. Os artistas desse ramo definiram o seu trabalho com base nas suas buscas pessoais, algo que possibilitou o surgimento de uma enorme quantidade de possibilidades e estilos. Uma diferença fundamental entre a arte contemporânea e a moderna é a mudança da beleza estética para o conceito da arte. É por isso que, na arte contemporânea, a técnica não é tão crucial e o conceito do trabalho é muito mais significativo.

qual e a diferenca entre arte moderna e contemporanea 1

Exposição de obras contemporâneas.

A arte moderna é assim chamada porque não se baseou nos ensinamentos e estilos que estavam sendo ensinados anteriormente nas academias artísticas. Tudo começou quando os artistas começaram a retratar cenas da vida cotidiana moderna sem fazer o uso dos meios tradicionais. Por exemplo, eles usavam pincéis específicos para desenhar suas pinturas na tela, o que levava a técnicas diferentes, mais distintas e exclusivas. Isso criou vários movimentos, como impressionismo, surrealismo, expressionismo abstrato, etc, que todos eles tinham o objetivo de chamar a atenção para um detalhe em particular.

qual e a diferenca entre arte moderna e contemporanea 2

As obras de Tarsila do Amaral são consideradas um marco do movimento modernista no Brasil.

É importante destacar que ambas as fases artísticas têm a capacidade de provocar emoções únicas em cada pessoa que as aprecia, por isso, vale a pena conhecer os diferentes trabalhos.

Curtiu? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!