Não sei vocês, mas eu morro de medo de levar um raio na cabeça durante as tempestades, já pensou que final trágico seria? Porém, muitas pessoas sobrevivem para contar a história e também ficam marcadas por ela. Afinal, como fica o corpo quando é atingido por um raio?

O físico alemão Georg Christoph Lichtenberg tinha esta mesma curiosidade que eu e passou algum tempo estudando as descargas elétricas e o que elas causavam. Foi assim que foram descobertas as chamadas Figuras de Lichtenberg que mostram um belo padrão de cicatrizes causadas nos corpos das pessoas que foram atingidas por raio. Além dos raios, descargas elétricas em geral também podem causar essas cicatrizes ramificadas que deixam marcas bastante específicas, parecendo até mesmo uma tatuagem na pele. Mas por que isso acontece?

como fica corpo atingido raio tricurioso 2

Quando alguém é atingido por uma descarga elétrica, a energia irá passar pelo corpo da pessoa até encontrar o solo e descarregar. Em certos casos, toda essa energia acaba trafegando pela pele, causando além de uma experiencia de imensa dor, essas marcas. Isso porque o raio acaba estourando os capilares, vasos sanguíneos extremamente finos. É este estouro de capilares em sequência que produz esta marca na derme conhecida como Figura de Lichtenberg, que justamente descobrir este padrão de ramificação que ocorre sempre quando algo é atingido por uma descarga elétrica. Seus estudos possibilitaram que hoje exista a xerografia e a impressão laser.

como fica corpo atingido raio tricurioso 3

Se você conhece alguém que possui esta bela marca no corpo, tenha certeza de que este já foi atingido por um raio durante sua vida. Além disso, esta é uma marca muito útil aos médicos legistas que ao a verem, já sabem a causa da morte. Essas figuras, também apelidadas de flores de raios, também podem aparecer na grama ou areia ao redor de onde o raio atingiu.

Incrível, não acha? Comente!