A Jamaica é um país insular situado no Mar do Caribe e que é constituído pela terceira maior ilha das Grandes Antilhas. Apesar de muitas pessoas associarem a Jamaica com cocos, rum e reggae, essa nação tem muito mais a oferecer. Confira alguns fatos curiosos que contam um pouco da sua história, cultura, povo, bandeira e música.

1. A Jamaica é um país independente, mas também faz parte da chamada “Comunidade das Nações Britânicas”. Por causa disso, a rainha Elizabeth II é considerada a monarca simbólica da nação.

2. Os habitantes nativos do território jamaicano são conhecidos como Aruaques ou Taínos, que vieram da América do Sul há cerca de 2.500 anos. O nome original da ilha era “Xaymaca” e os habitantes originais costumavam cultivar milho, batata-doce, inhame e frutas.

3. Não se sabe exatamente o porquê, mas a Jamaica tem a maior quantidade per capita de gêmeos e trigêmeos do que qualquer outro lugar do mundo.

curiosidades fascinantes sobre a jamaica 1

4. A bandeira nacional da Jamaica possui as cores preta, verde e amarela. O preto representa os habitantes jamaicanos e as dificuldades vencidas, o verde representa a esperança e a agricultura, enquanto que o amarelo simboliza a riqueza natural do país e a beleza do sol.

5. Graças a Colombo, a Jamaica tornou-se uma colônia espanhola, juntamente com outras ilhas que ficavam localizadas nas Índias Ocidentais. Durante vários anos, poucas pessoas realmente viviam na ilha, que era usada principalmente como um refúgio para viajantes espanhóis reestocarem os seus suprimentos.

6. Em 1655, os ingleses atacaram a Jamaica tomaram o controle da região. Os ingleses começaram a obter lucro com a colônia através da chegada de escravos da África, que trabalhavam em plantações e na confecção de produtos.

7. Cristóvão Colombo ficou sabendo sobre a existência do território jamaicano através dos cubanos, que diziam que se tratava de um lugar muito abençoado em riquezas. Em busca de ouro, Colombo viajou para a ilha em 1494, mas apesar de escravizar o povo Aruaque na busca de algum tesouro, não encontrou ouro algum.

8. O reggae é um gênero musical que se desenvolveu na Jamaica através do ska e o rocksteady. A popularização do gênero veio com o movimento Rastafári, que o usava para pregar suas opiniões políticas através da música. Hoje existem mais de 2.000 festivais de reggae em todo o mundo a cada ano.

curiosidades fascinantes sobre a jamaica 2

9. Todo ano, em julho, o país sedia um festival de música de 4 dias chamado Reggae Sumfest, que por sua vez atrai uma legião de fãs de reggae de várias partes do mundo.

10. Por registrar temperaturas quentes durante o ano todo, a Jamaica se torna o lugar perfeito para a agricultura de certos alimentos. As maiores exportações do país são milho, inhame, açúcar, banana e café. Vale destacar que o país produz o Blue Mountain Coffee, um dos cafés mais cobiçados e caros do mundo.

11. O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, é um dos jamaicanos mais ilustres. Durante toda a sua carreira, Bolt ganhou mais prêmios do que qualquer outro atleta do país.

12. Na cidade de Kingston, existe um museu inteiro dedicado a Bob Marley. Na verdade, o local já serviu como sua casa entre 1975 até 1981, quando ele morreu. Sua esposa Rita decidiu preservar a casa como um museu para que os fãs pudessem ter um vislumbre da vida da lenda do reggae. A propriedade também conta com um teatro, loja de presentes e cafeteria.

curiosidades fascinantes sobre a jamaica 3

13. Bob Marley era adepto da religião Rastafári. Apesar da fama, apenas 1% da população jamaicana segue a crença Rastafari.

14. A Jamaica abriga o maior número de bares especializados em rum por km², o que torna o país um dos melhores lugares do mundo para experimentar diferentes variações dessa bebida.

País interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!