Alguma vez você já tropeçou, cortou o dedo ou sofreu algum acidente que lhe fez sentir muita dor? É bem provável que sim, afinal, contratempos como esses podem ocorrer facilmente nas situações cotidianas. Só que nem sempre as pessoas reagem à dor da mesma maneira. De fato, existem certos indivíduos que parecem ter a capacidade de suportar ferimentos dolorosos com uma tolerância absurda. Mas por que será que isso acontece?

Muitos cientistas acreditam que as pessoas lidam com a dor de maneira diferente por causa da forma como o seu cérebro é realmente estruturado. De acordo com novos estudos realizados pelo Wake Forest Baptist Medical Center, no estado americano da Carolina do Norte, a dor que os seres humanos sentem está ligada à quantidade de massa cinzenta localizada no cérebro. A massa cinzenta do cérebro é extremamente crucial nesse quesito porque ela compõe uma porção substancial do sistema nervoso central e na composição dos corpos celulares neuronais.

Durante esse estudo, os pesquisadores reuniram 116 pessoas e mediram cada uma das suas tolerâncias à dor ao colocá-las sob o efeito de um leve estimulante. Os cientistas então pediram aos indivíduos para dizer-lhes o nível de sua dor quando uma parte de sua pele ficava sujeita a uma determinada reação. Após a analise dos dados, ficou bem claro que os indivíduos com maiores índices de intensidade da dor tinham menos massa cinzenta em regiões do cérebro que contribuem para o surgimento de pensamentos internos e controle da atenção.

por que algumas pessoas sentem mais dor que outras

Por isso, ao se basear nesse estudo e vários outros, os pesquisadores puderam determinar o nível de tolerância à dor das pessoa simplesmente ao avaliar a sua estrutura cerebral. A melhor coisa relativa à essa descoberta é que essas diferenças estruturais podem fornecer uma ótima base para o estudo e desenvolvimento de melhores ferramentas para o diagnóstico de problemas relacionados.

É importante deixar claro que outros fatores, como o nível de estresse, eventos traumáticos ocorridos no passado ou até mesmo condições genéticas podem muito bem fazer com que uma pessoa seja mais propensa a sentir dor. Por isso é sempre necessário um diagnóstico profundo da real situação do corpo antes de submetê-lo a tratamentos ou cirurgias mais complexas nesse sentido.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!