A NASCAR é um uma associação esportiva norte-americana responsável por sancionar várias competições automobilísticas. Atualmente, as três principais categorias organizadas pelo órgão são a Monster Energy NASCAR Cup Series, a Xfinity Series e a Camping World Truck Series. Ao longo dos anos, a NASCAR tem atraído um número enorme de fãs que gostam de assistir carros rápidos e robustos acelerando por pistas variadas da América do Norte. Aqui estão listados alguns fatos curiosos que ajudam a contar um pouco da sua história.

1. A NASCAR foi criada por Bill France Sr., um piloto de corridas americano que em 1947 notou uma série de problemas no modo como as corridas de stock car eram organizadas. Todas as corridas tinham promotores e regras diferentes, de modo que France decidiu fundar um órgão regulador para as corridas de stock car nos EUA.

2. A primeira corrida ocorreu em 19 de junho de 1949 no Charlotte Speedway, na Carolina do Norte, para um total de 13.000 espectadores. A corrida contava com 33 pilotos e foi inicialmente vencida por Glenn Dunaway, mas ele acabou sendo desqualificado por ter feito uma modificação ilegal em seu carro. Jim Roper foi nomeado o vencedor posteriormente.

fatos curiosos sobre a nascar 1

3. Quando a NASCAR foi criada, os carros que os pilotos dirigiam eram bem diferentes dos altamente modificados vistos nos dias atuais. Em vez disso, eles eram basicamente veículos comuns, contando apenas com algumas modificações muito pequenas.

4. A Daytona 500 tem sido a corrida de abertura para todas as temporadas da NASCAR desde sua estreia em 1959.

5. Dale Earnhardt, Jimmie Johnson e Richard Petty são geralmente considerados os três pilotos mais dominantes da história da NASCAR, já que todos eles compartilham o recorde de maior número de títulos da divisão principal: 7 títulos cada.

fatos curiosos sobre a nascar 2

6. Desde a criação da NASCAR Cup Series, a principal categoria, já foram utilizados 156 circuitos diferentes.

7. Ao longo dos anos, a principal divisão da NASCAR já mudou de nome muitas vezes por causa de patrocínios. A temporada inaugural se chamava Strictly Stock Series antes de mudar para a Grand National Series entre 1950-1971. A Winston Cup Series veio em seguida e durou de 1971 a 2003, quando foi mudada para a Nextel Cup Series por quatro anos. A próxima foi a Sprint Cup Series de 2008-2016, antes de mudar para o seu nome atual, Monster Energy Cup Series.

8. Carros da NASCAR podem parecer ter faróis e luzes traseiras, mas tudo isso não passa de decalques. A razão pela qual eles são colocados é ajudar os espectadores a identificar a marca e o modelo do veículo.

fatos curiosos sobre a nascar 3

9. A primeira corrida transmitida na televisão ocorreu em 18 de fevereiro de 1979, quando a CBS transmitiu a Daytona 500.

10. A categoria principal conta com uma temporada regular e playoffs. A temporada completa consiste em 36 corridas no total, sendo 26 na temporada regular e 10 nos playoffs. Após a temporada regular, 16 pilotos disputam os playoffs, sendo que quatro são eliminados a cada três corridas até sobrarem os quatro pilotos que disputarão a última corrida do ano, que valerá o campeonato.

E você, curte automobilismo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!