Todo mundo já ouviu falar em história de pescador. Algumas pessoas costumam exagerar em certas histórias, inventar acontecimentos e até criar situações que nunca existiram para chamar atenção, ganhar status ou ser bem aceito pela sociedade. E não é de hoje que isso acontece, você entenderá um pouco mais sobre o caso em que Américo Vespúcio “passou a perna” em Cristóvão Colombo e mudou a história dos chamado “Novo Mundo” por conta de uma história exagerada.

Américo Vespúcio era um comerciante italiano que tinha a navegação como um hobby, já que se considerava um aventureiro. Américo, que morreu em 1512, entrou para a história por preencher os seus diários de viagem com informações exageradas e mentiras que ele utilizou para engrandecer sua imagem. O autor da biografia “Américo”, Felipe Fernandez-Armesto se baseou em documentos oficiais para entender o que de fato passava pela cabeça e no contexto onde o homem que teria descoberto a América se encontrava.

Falido e sem nenhum conhecimento sobre navegação, Américo conseguiu usurpar o pioneirismo de Cristóvão Colombo no descobrimento do continente – e não foi por pouco tempo. Ele caiu nas graças dos sábios e foi homenageado pelos monarcas espanhóis pela sua “descoberta”. Ele convenceu muita gente de ter feito o descobrimento da América e, mesmo isso não sendo uma verdade, conseguiu manter seu nome no continente. Justiça só foi feita a Colombo no século XIX.

américo

Américo Vespúcio

Vespúcio havia se inspirado em um navegante de Gênova para fazer a viagem pelos mares. Ele trabalhou por anos como um agende de Giannoyo Berardi, homem responsável por fazer a análise em embarcações de Colombo, homem que o ajudou nas viagens. O fracasso de Colombo foi o principal responsável pela guinada de Vespúcio, já que o verdadeiro descobridor havia prometido um paraíso, mas na verdade se tratava de um local que contava com doenças que matou os marinheiros que atracaram por lá.

Foi encontrado pouco ouro e isso fez com que os reis que decidiram deixar de bancar suas viagens e acabar com seu monopólio nas descobertas. Mesmo sem conhecer nada de navegação, Américo conseguiu se candidatar para suceder Colombo nas viagens financiadas com dinheiro de Castela. Ele não só se candidatou como conseguiu embarcar na primeira viagem, motivado pela busca às pérolas mencionadas por Colombo em suas cartas.

colombo

Cristóvão Colombo

Dados históricos dão conta de que Américo Vespúcio na verdade não sabia manejar um astrolábio e estava desorientado durante a travessia. Suas afirmações científicas, matemáticas e astronômicas eram falsas, todos os dados haviam sido previamente calculados por Colombo. Em seu escritos, ele se denominou como comandante da expedição, o que era mentira: os monarcas nomearam Alonso de Hojeda como líder. Sua proximidade com a família Médici era comparada a uma relação de mordomo, ao invés de braço direito, como dito pelo próprio.

Parece que Américo conseguiu redigir uma das primeiras Fake News da história! Deixe seu ponto de vista nos comentários!