Se você gosta de história ou se ainda está no ensino fundamental e procura detalhes sobre o que foi o Tratado de Tordesilhas, você chegou ao artigo certo. Neste, vamos tentar tirar algumas dúvidas normais sobre esse assunto que podem estar pairando sobre sua cabeça. Eu sempre adorei história e esse assunto é muito importante para determinar os acontecimentos relacionados a Portugal, Espanha e América do Sul. Portanto, não ache que será um assunto complicado, é muito simples e faremos o máximo para elucidar o que ainda está no ar.

Primeiramente, o Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre a Espanha e Portugal em 7 de junho do ano de 1494. Esse acordo tinha como principal meta resolver os conflitos entre as terras onde Cristóvão Colombo e outros navegadores exploradores haviam chegado no final do século XV. Por serem os maiores exploradores na época, Espanha e Portugal chegaram a entrar em conflito sobre os direitos de colonizar o chamado “Novo Mundo”. Os reis da Espanha, Fernando e Isabel buscaram apoio do Papa Alexandre VI, que era espanhol, para que fossem inibidos os esforços dos portugueses e novos exploradores.

No ano de 1493, o Papa determinou que fosse demarcada uma linha que teria cerca de 885 quilômetros a oeste de Cabo Verde, onde os portugueses precisariam se manter a leste. Todos os territórios existentes na área oeste dessa linha eram de propriedade espanhola. A troca para esse acordo seria a difusão do cristianismo no Novo Mundo por parte da Espanha. Porém, esse acordo não foi aceito pela Inglaterra, França e Países Baixos, que também faziam a exploração no Oceano Atlântico.

tratado de tordesilhas

Por sua vez, dom João II, rei de Portugal não gostou nem um pouco da decisão do líder católico. Foi alegado que os navegantes de Portugal não teriam espaço suficiente nem para fazerem viagens à África. Para que o impasse fosse resolvido, houve um encontro de embaixadores portugueses e espanhóis na vila de Tordesilhas, em 1494, quando o novo acordo foi assinado e a linha foi localizada a 1900 quilômetros a oeste de Cabo Verde. O tratado foi responsável por Portugal poder tomar posse de uma região Litorânea onde futuramente seria o Brasil.

Agora deu pra entender mais facilmente, não acha? Comente!