As Pirâmides são verdadeiras maravilhas construídas pela humanidade que até hoje deixam muitas pessoas confusas em relação a sua forma de construção. Eu sempre fui um apaixonado por história e as relíquias do Egito são incríveis por colocar em questionamento quais seriam os limites do ser humano, já que essas obras foram feitas há 4,5 mil anos sem a ajuda de qualquer máquina tecnológica como as dos dias de hoje. A Grande Pirâmide de Gizé possui 146 metros e permanece de pé ainda hoje, mostrando ao mundo a grandiosidade e toda a ousadia dos antigos faraós.

Engenheiros ao redor do mundo ainda se perguntam como era possível transportar blocos de pedra que tinham cerca de 2 metros de comprimento e 2,5 toneladas. A ideia de que existiram tecnologias rudimentares para isso desperta o imaginário de muita gente e o Ministério das Antiguidades do Egito encontrou vestígios do que seria o rastro da estrutura de rampas e degraus que serviram de trilho para que passassem os “trenós” que carregavam os blocos de pedra.

Os indícios foram encontrados em Luxor, conhecida anteriormente como Tebas, uma grande cidade do Egito Antigo. As autoridades afirmam que os escravos teriam erguido as pirâmides por meio de um “sistema único” para mover os blocos por meio de cordas, estrutura de madeira e outras tecnologias da antiguidade que se tornaram úteis para a realização do transporte do material para o local da construção das pirâmides. Além disso, no local foram encontradas gravuras que mostravam o trabalho dos responsáveis pela construção.

pirâmides

Se são incríveis hoje, as Grandes Pirâmides eram ainda mais bonitas quando foram construídas: os blocos que foram encaixados de forma manual eram polidos de pedra calcária que protegiam as pedras e refletiam as luzes do sol. É de se imaginar que as pirâmides lembrem os prédios de hoje em dia, que brilham com a luz do sol por conta dos vidros das janelas.

Incrível, não?! Deixe no comentário a sua opinião sobre as pirâmides!