Se você gosta de assistir filmes cheios de efeitos especiais, já deve ter se perguntado sobre como os produtores conseguem colocar os atores em cenários tão fantásticos e com uma qualidade gráfica tão absurda. Apesar do mercado cinematográfico contar com várias tecnologias diferentes para a criação de ambientes com efeitos visuais, praticamente todos eles fazem o uso de uma técnica chamada chroma key.

O chroma key é uma técnica que envolve filmar atores ou objetos na frente de uma tela plana que conta com uma única cor. Esta tela é geralmente azul ou verde, por isso o chroma key é muitas vezes chamado de “efeito de tela azul” ou “efeito de tela verde”. Durante a edição das filmagens, programas específicos de computador são usados ​​para remover o fundo plano digitalmente, substituindo-o por alguma outra imagem. A versatilidade que a técnica proporciona causou uma revolução na produção de cenas com efeitos visuais, pois permitiu que praticamente qualquer pessoa com um computador e um software de edição pudesse criar vídeos com qualidades surpreendentes.

No chroma key, é possível editar quase tudo em segundo plano: filmagens de outros locais, cenários artificiais, pinturas ou até imagens em close-up de cenários em miniatura colocados em locais estratégicso para causar a impressão de que os atores estão em uma versão completa do modelo. Vale lembrar que, apesar de ser mais comumente citada nas grandes produções de Hollywood, a técnica chroma key é usada diariamente nos telejornais.

o que e chroma key 1

Se você costuma assistir o noticiário na TV, já deve ter percebido que o apresentador ou a apresentadora do tempo fala sobre o clima enquanto aponta para um mapa gigantesco que ilustra o que está sendo falado. Essa imagem do mapa é geralmente inserida através de um efeito de chroma key.

Mas apesar de todas as maravilhas proporcionadas, existe um grande problema com os efeitos de chroma key. Para substituir o fundo, é necessário excluir toda uma cor específica, portanto não pode haver nada dessa mesma cor nas coisas que você pretende manter. Ou seja, se você usa uma tela verde e alguém na cena está usando o mesmo tom de verde em suas roupas, a pessoa em questão ficará com um visual totalmente bizarro, mostrando em suas roupas as imagens que deveriam ser vistas somente no fundo. Por isso, a cor mais comumente usada para o chroma key é o verde, pois essa tonalidade não está disponível na pele humana ou no cabelo natural. Caso o uso do verde seja impossibilitado por algum motivo, o azul costuma ser a segunda opção.

É importante destacar que esse efeito existe há mais tempo do que você imagina, mas o avanço na tecnologia tornou essa técnica mais popular nos últimos anos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!