Curiosidades, Tecnologia

O que é chroma key? Como ele funciona?

Se você gosta de assistir filmes cheios de efeitos especiais, já deve ter se perguntado sobre como os produtores conseguem colocar os atores em cenários tão fantásticos e com uma qualidade gráfica tão absurda. Apesar do mercado cinematográfico contar com várias tecnologias diferentes para a criação de ambientes com efeitos visuais, praticamente todos eles fazem o uso de uma técnica chamada chroma key.

O chroma key é uma técnica que envolve filmar atores ou objetos na frente de uma tela plana que conta com uma única cor. Esta tela é geralmente azul ou verde, por isso o chroma key é muitas vezes chamado de “efeito de tela azul” ou “efeito de tela verde”. Durante a edição das filmagens, programas específicos de computador são usados ​​para remover o fundo plano digitalmente, substituindo-o por alguma outra imagem. A versatilidade que a técnica proporciona causou uma revolução na produção de cenas com efeitos visuais, pois permitiu que praticamente qualquer pessoa com um computador e um software de edição pudesse criar vídeos com qualidades surpreendentes.

No chroma key, é possível editar quase tudo em segundo plano: filmagens de outros locais, cenários artificiais, pinturas ou até imagens em close-up de cenários em miniatura colocados em locais estratégicso para causar a impressão de que os atores estão em uma versão completa do modelo. Vale lembrar que, apesar de ser mais comumente citada nas grandes produções de Hollywood, a técnica chroma key é usada diariamente nos telejornais.

Se você costuma assistir o noticiário na TV, já deve ter percebido que o apresentador ou a apresentadora do tempo fala sobre o clima enquanto aponta para um mapa gigantesco que ilustra o que está sendo falado. Essa imagem do mapa é geralmente inserida através de um efeito de chroma key.

Mas apesar de todas as maravilhas proporcionadas, existe um grande problema com os efeitos de chroma key. Para substituir o fundo, é necessário excluir toda uma cor específica, portanto não pode haver nada dessa mesma cor nas coisas que você pretende manter. Ou seja, se você usa uma tela verde e alguém na cena está usando o mesmo tom de verde em suas roupas, a pessoa em questão ficará com um visual totalmente bizarro, mostrando em suas roupas as imagens que deveriam ser vistas somente no fundo. Por isso, a cor mais comumente usada para o chroma key é o verde, pois essa tonalidade não está disponível na pele humana ou no cabelo natural. Caso o uso do verde seja impossibilitado por algum motivo, o azul costuma ser a segunda opção.

É importante destacar que esse efeito existe há mais tempo do que você imagina, mas o avanço na tecnologia tornou essa técnica mais popular nos últimos anos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de