Este é um tema que levanta sempre muitas discussões, principalmente diante das contradições que são apresentadas em nossa sociedade. Mas afinal, o que é estado laico?

Por definição o também chamado Estado Secular é aquele que não tem religião oficial, ou seja, se mantem neutro e imparcial diante de temas religiosos. O objetivo é que as mais diversas religiões convivam em harmonia, sendo papel do Estado Laico criar leis e ações para promover esta boa convivência, assim combatendo discriminação e preconceitos religiosos. Em um Estado Laico não há perseguição religiosa, sendo que todas as crenças devem ser bem-vindas e devidamente respeitadas.

O Brasil é um Estado Laico?

Sim, em nossa Constituição existe um artigo onde é garantida a liberdade de culto religioso independente da doutrina seguida. Além disso, em nosso país existe a separação entre Estado e Igreja.

o que e estado laico tricurioso

Quais países hoje não são laicos?

Apesar de não parecer, hoje existem muitos países que ainda não seguem este tipo de orientação. Inclusive, grande maioria desses países é teocrático, ou seja, as ações políticas, jurídicas e até mesmo policiais precisam seguir às normas de certas religiões. Estes em geral são encontrados no Oriente Médio e seguem o islamismo como religião que orienta a sociedade. Alguns exemplos são o Irã, Paquistão, Arábia Saudita e Mauritânia.

Agora ficou mais fácil compreender o que é um Estado Laico, não é mesmo? Comente!