Curiosidades

O que é constelação?

O que é constelação?

Isto é algo que todos nós temos uma breve noção do que seja, porém será que conhecemos mesmo o conceito correto? Afinal, o que é constelação?

Segundo a Astronomia, uma constelação é um grupo de estrelas que brilham no céu. Ou seja, para que algo seja considerado uma constelação é preciso que da Terra consigamos ver um conjunto de estrelas composto por 5 a 20 delas. Hoje, a União Astronômica Internacional (UAI) alega que existem 88 constelações. Veja a seguir alguns exemplos:

– Andrômeda
– Aquarius
– Aries
– Câncer
– Canis Major (Cão maior)
– Canis Minor (Cão menor)
– Capricórnio
– Carina
– Cassiopeia
– Centauro
– Camaleão
– Columba (Pomba)
– Corvus (Corvo)
– Crux (Cruzeiro do Sul)
– Cygnus (Cisne)


– Draco (Dragão)
– Equuleus (Cavalo Menor)
– Gemini (Gêmeos)
– Hércules
– Hydra
– Leo (Leão maior)
– Leo Minor (Leão menor)
– Libra (Balança)
– Lupus (Lobo)
– Octans (Oitante)
– Órion
– Pegasus
– Phoenix (Fênix)
– Pisces (Peixes)
– Sagittarius (Sagitário)
– Scorpius (Escorpião)
– Serpens (Serpente)
– Taurus (Touro)
– Ursa Major (Ursa maior)
– Ursa Minor (Ursa Menor)

As Constelações são muito importantes e tiveram seu papel especial durante a Idade Média e também no período das Grandes Navegações (dos séculos XV e XVI), isto porque serviam como base e referência de localização para que viagens marítimas e terrestres pudessem ocorrer com certa segurança.

Mas e seus nomes? Durante a antiguidade as constelações possuíam nomes de animais, deuses e até mesmo personagens da mitologia, isso porque ao ligar os pontos, acreditava-se que estas figuras se formavam. E você percebeu que muitos dos nomes exemplificados lembram os signos do zodíaco? Isso ocorre justamente porque há a ligação dentre seu signo e sua constelação. Além disso, os nomes tem uma grafia curiosa, não é mesmo? Isso se deve ao fato de todas as constelações terem seus nomes oficiais em latim.

E ai, você conhecia o conceito correto ou estava errado? Comente, vamos conversar!

Leia Também: