O leite é um dos alimentos mais apreciados ao redor do mundo, afinal, ele é excelente para saciar a sede e fornece ao corpo praticamente todos os elementos necessários para um desenvolvimento adequado. Além dos seus benefícios, ele possui um sabor único que consegue agradar tanto a crianças quanto a adultos, sem falar na sua versatilidade, que pode ser aproveitada na criação de vários pratos. Mas apesar de todas as suas inúmeras propriedades benéficas, o leite tem um problema que incomoda muita gente: ele estraga muito rapidamente. Mas afinal, por que ele azeda? E como podemos mantê-lo fresco por mais tempo?

Para começar, precisamos conhecer um pouco mais sobre a sua composição. Por ser um líquido nutritivo que é produzido pelas glândulas mamárias para a alimentação especialmente de recém-nascidos, o leite é composto majoritariamente por gorduras, enzimas, vitaminas e proteínas, que em conjunto garantem o desenvolvimento de quem o consome. Mas além de todos esses componentes listados, o leite também possui várias bactérias. Na sua forma normal, elas não são perigosas para o organismo, mas ao longo do tempo, especialmente quando são submetidas à influência de fatores externos, elas começam a se multiplicar de tal forma que acabam transformando a lactose do leite em ácido lático. Como resultado, a acidez aumenta, o que por sua vez faz com que líquido se separe de uma parte mais sólida e adquira um sabor muito azedo.

por que o leite azeda 1

Ou seja, as bactérias são as grandes responsáveis pelo azedamento do leite. Mas é preciso deixar claro que algumas ações externas podem fazer com que esses micro-organismos se proliferem mais rapidamente, o que pode fazer com que o leite estrague ainda mais rápido. Os principais fatores que colaboram para isso são:

  • Temperatura alta: quanto maior a temperatura, maior a chance do líquido azedar;
  • Recipiente sujo: a presença de água, gordura ou poeira no recipiente onde o leite é armazenado pode dobrar a velocidade do azedamento.

Por isso, procure sempre armazená-lo em um recipiente limpo e seco, de preferência em alguma jarra de vidro ou cerâmica. Lembre-se de lavar o recipiente apenas com água, de preferência fria, pois a água quente acelera o processo de fermentação. Por último, basta manter o leite sempre longe da luz e de aromas fortes. Seguindo essas regras simples, o seu alimento certamente vai durar muito mais tempo.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!