Você sabia que aquilo que chamou de chá por toda a vida não é chá, mas sim infusão? Fique tranquilo, eu explico a diferença.

O que é chá?

Chá é o nome de uma planta (Camellia sinensis) que, em função de suas inúmeras propriedades e variedades, se popularizou pelo mundo. Você a conhece como Chá Preto, Chá Verde, Chá Branco, Chá Amarelo ou ainda Chá Vermelho. Este é o verdadeiro e único chá que é preparado em forma de infusão. Explodiu seu cérebro agora?

O que é infusão?

Infusão é toda bebida feita a partir de outras plantas sob água quente. Ou seja, ao usar folhas de pitangueira, folhas de hortelã, camomila e outros tipos de ervas para criar bebidas quentes e saborosas, você não está de nenhuma forma fazendo chá. Está fazendo uma infusão de camomila, por exemplo.

diferenca cha infusao tricurioso 2

Tá, mas quando eu posso dizer que fiz um chá?

Apenas quando estiver fazendo uma bebida quente utilizando a Camellia sinensis que é vista geralmente em suas 4 variedades. Chá verde, chá preto, chá vermelho e chá branco. Esses chás se destacam pela quantia de cafeína que possuem, sendo indicados para as mais diversas utilidades. O chá preto, por exemplo, é conhecido como English Breakfast Tea (Chá Inglês de Café da Manhã) justamente por suas propriedades despertantes que, muitas vezes, podem até ser mais eficientes que uma xícara de café.

O Chá Verde é muito utilizado em dietas já que sua quantia de cafeína é ótima para ativar o metabolismo, assim fazendo-o agir mais rapidamente, porém não é o suficiente para mante-lo desperto. O chá branco tem as mesmas propriedades e é tão benéfico quanto o chá verde, porém é mais raro e possui um sabor diferenciado. O chá vermelho também é um ótimo ativador de metabolismo, porém também é rico em sais minerais, vitaminas C e anti-oxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Já o chá amarelo é o que mais possui Ácido Gálico, muito eficiente na proteção do fígado.

Muito  bizarro, não acha? Comente!