Curiosidades

Desenho de um animal feito há 40 mil anos na Indonésia é descoberto

Em uma caverna na Ilha de Bornéu, Indonésia, foi encontrado o que a comunidade cientifica considerou como o mais antigo desenho de animal até hoje descoberto. Estima-se que o mesmo possua cerca de 40 mil anos!

Os cientistas responsável pelo achado publicaram seu estudo em um periódico científico chamado Nature onde descrevem o desenho como “a silhueta vermelha de um animal que parece um touro”. O desenho possui 1,5 metros e é alguns anos mais antigo que outros encontrados na Europa onde historiadores acreditam que é o local de origens dessas gravuras tão incríveis. Com essa nova descoberta, feita juntamente com outras no sudoeste asiático, existe a possibilidade de que a prática tenha surgido ao mesmo tempo em ambos os continentes.

Para encontrar o desenho foi necessário atravessar toda a selva da ilha e adentrar quilômetros dentro de cavernas. A ideia dos exploradores era encontrar alguma figura com depósitos minerais para que assim pudessem descobrir quando foi feita através de um tipo de tecnologia que faz medição de urânio. Um dos pesquisadores ainda afirmou que “muitas das pinturas não podemos estudar”, porém os materiais encontrados nas cavernas de Bornéu possibilitou a criação de uma linha do tempo sobre o desenvolvimento da arte neste período. Além do animal, também foram encontradas marcas vermelhas e roxas de mãos e desenhos que narravam o dia-a-dia das pessoas daquela época. Essas foram feitas há cerca de 14 mil anos. A intenção dos pesquisadores é explorar ainda mais a região e escavar outros locais para descobrir mais informações sobre os autores dessas históricas pinturas.

Incrível, não acha? Comente!

Você também pode gostar de