Nos arredores da famosa Plaza de Colón, em Madri, na Espanha, existe um edifício gêmeo que é conhecido localmente como “El Enchufe” ou “El Plug”, pois se assemelha a um plug elétrico gigantesco. Seu nome verdadeiro é “Torres de Colón”, que significam “torres de Colombo”, em homenagem ao antigo navegador e explorador Cristóvão Colombo. Alguns espanhóis até costumam dizer que as Torres de Colón são o edifício mais feio de Madri, pois sua fachada de cobre e vidro fumê não inspiram muito orgulho entre os habitantes da cidade. No entanto, esse edifício se tornou um ícone da arquitetura de Madri desde quando foi erguido, em 1976, pois ele foi estranhamente construído de cima para baixo.

A primeira etapa da construção foi a edificação dos dois pilares centrais em bases de concreto. Em seguida, o andar mais alto foi erguido e pendurado com a ajuda de cabos de aço. O resto dos andares seguiu de cima para baixo menos os três andares inferiores e os porões, que foram construídos de baixo para cima, assim como a maioria das construções que estamos acostumados a ver por aí. As fachadas receberam janelas de vidro com tonalidades de marrom e verde e a estrutura em forma de plug foi adicionada posteriormente ao topo.

conheca o curioso edificio que foi construido de cima para baixo 1

Curiosamente, esse método de construção descendente oferecia uma economia significativa, tanto em custo quanto em tempo de entrega, pois permitia que os pisos fossem construídos no nível do subsolo e içados para o topo, ao invés de mover trabalhadores, materiais de construção e equipamentos de um andar para o outro.

conheca o curioso edificio que foi construido de cima para baixo 2

Vale lembrar que, apesar de ser uma técnica de construção bastante incomum, as Torres de Colón não são o único edifício a ser construído dessa forma. O Banco Central da Irlanda, em Dublin, e o Standard Bank Centre, em Joanesburgo, na África do Sul, foram ambos construídos de cima para baixo. Existem também pelo menos outros três prédios na Polônia que foram construídos dessa mesma forma. A cidade búlgara de Sofia também tem um edifício como esse, construído em meados dos anos 70.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!