Curiosidades, Entretenimento

12 fatos curiosos sobre filmes de kung fu

Os filmes de kung fu sempre serviram como uma vitrine para o lançamento de atores talentosos e acrobáticos, que misturam a graça e a precisão dos dançarinos com a capacidade atlética e a força dos boxeadores. Desde quando chegaram nos Estados Unidos na década de 1970, as produções com essa temática logo se tornaram muito apreciadas pelos amantes da sétima arte, sendo instantaneamente reconhecidas para qualquer um. Por isso, prepare a sua pipoca e confira algumas curiosidades muito interessantes sobre os filmes de kung fu.

1. Embora tenham atingido o ápice de sua popularidade na década de 1970, os filmes de kung fu se originaram nos anos 1930. O primeiro filme de kung fu, Adventures of Fong Sai Yuk, de 1938, foi produzido em Hong Kong e contava a história de um herói popular chinês da dinastia Qing.

2. O primeiro filme de kung fu a atingir a marca de 1 milhão de dólares de arrecadação foi o Espadachim de Um Braço, de 1967. O sucesso do filme foi tão grande que acabou rendendo vários outros papéis ao ator Wang Yu.

3. Apesar do nome do seu filme de maior sucesso, o ator Wang Yu possui os dois braços. No entanto, ele sofreu um derrame no ano de 2011 que o fez perder boa parte dos movimentos do seu braço esquerdo.

4. A maior rivalidade no kung fu não é necessariamente entre um herói e um vilão, mas entre dois estúdios: Shaw Brothers e Golden Harvest. Os dois estúdios são responsáveis ​​por praticamente todos os filmes de kung fu mais amados, incluindo O Dragão Chinês e A 36ª Câmara de Shaolin. Além disso, a Golden Harvest foi fundada por ex-funcionários da Shaw Brothers, o que certamente contribuiu ainda mais para o fortalecimento da rivalidade.

5. O diretor Wei Lo foi o responsável pela direção de filmes clássicos do kung fu, como O Dragão Chinês e A Fúria do Dragão. Ele também era um apostador compulsivo, por isso o som e imagem dos filmes eram gravados separadamente durante as filmagens. Isso ajudava Wei Lo a acompanhar em tempo real as transmissões ao vivo das corridas de cavalos que ele costumava apostar.

6. Sem dúvidas, o maior e mais influente astro do kung fu foi Bruce Lee, que inclusive ajudou a levar as artes marciais chinesas para os Estados Unidos. Ele não foi apenas um mestre de kung fu, mas também o criador de um estilo próprio de luta chamado “jeet kune do”, que enfatizava a flexibilidade e a praticidade.

7. O longa O Voo do Dragão, de 1972, foi o único filme escrito, dirigido e estrelado por Bruce Lee. Foi também o primeiro filme chinês a ser rodado no Ocidente e o último filme a ser filmado dentro do Coliseu de Roma.

8. Em O Voo do Dragão, Bruce Lee também escolheu seu oponente para a luta clássica do filme: o norte-americano Chuck Norris. Chuck era um dos poucos artistas marciais rápidos o suficiente para vencer Lee de forma convincente. A cena da luta levou mais de 45 horas para ser filmada.

9. A morte prematura de Bruce Lee abriu as portas para o “Bruceploitation”, que foi o nome dado à onda de lançamento de filmes de kung fu que eram estrelados por atores que se pareciam vagamente com o falecido ator.

10. Quando o assunto é filmes com artistas marciais femininas, a atriz mais famosa é Michelle Yeoh, que foi apelidada de “a rainha das artes marciais”.

11. Jet Li é um dos atores mais conhecidos dos filmes de kung fu. O filme Lutar ou Morrer, no qual ele interpreta o herói Chen Zhen, tem uma classificação de 100% no Rotten Tomatoes, um popular agregador de críticas de cinema e televisão.

12. Jackie Chan é uma outra lenda do cinema de kung fu e conseguiu se tornar uma estrela legítima na América do Norte. O seu primeiro papel no cinema surgiu quando ele tinha apenas oito anos de idade.

E você, gosta de filmes desse gênero? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de