Se você vagar pelas ruas de alguma cidade que tenha fortes ligações com o período medieval, é bem provável que acabe se deparando com algumas estranhas criaturas de pedra chamadas gárgulas, que na maioria das vezes ficam localizadas nos telhados de prédios antigos. Mas qual seria a verdadeira função por trás dessas esculturas bizarras?

As gárgulas são esculturas que representam figuras humanas, monstruosas ou animalescas. Muitas vezes feitas a partir de rochas como o mármore, elas servem a um propósito muito importante na arquitetura. Além de fornecer um visual muito interessante na decoração de vários tipos de edifícios, elas contam com bicos que direcionam o fluxo da água acumulada nas calhas para longe das paredes dos prédios. Ao executar essa função, as gárgulas evitam que a água da chuva escorra sobre as paredes, o que poderia erodir a argamassa que mantém o edifício em boas condições.

o que sao as gargulas 1

O sistema de escoamento das gárgulas é relativamente simples. Muitas delas apresentam sulcos cortados em suas costas para captar a água proveniente da chuva. A água é então direcionada para fora da boca aberta da criatura, que por sua vez costuma apresentar uma forma alongada, determinando assim o quão longe das paredes do edifício o escoamento da água da chuva será direcionado. O termo “gárgula” vem da palavra francesa “gargouille”, que significa “garganta” ou “gargalo”, muito provavelmente por causa do som borbulhante da água que passa através da sua boca.

Ao longo dos anos, vários tipos de criaturas já serviram como inspiração para a criação de gárgulas. Por exemplo, algumas delas são seres humanos, como monges, enquanto outras são combinações híbridas de seres humanos com animais. Algumas das gárgulas mais famosas do mundo estão localizadas no topo de catedrais, como a Catedral de Notre-Dame de Paris. Alguns especialistas acreditam que elas eram esculturas populares em igrejas e templos por causa da crença generalizada na época de que elas protegiam a população contra os maus espíritos.

o que sao as gargulas 2

Após o século 18, as gárgulas tornaram-se cada vez menos comuns, principalmente por causa do desenvolvimento de sistemas mais modernos de calhas e escoamento de água. Ocasionalmente é até possível encontrar alguns edifícios novos com gárgulas em seus telhados, mas nesses casos elas servem mais como apetrechos decorativos do que como uma estrutura realmente funcional.

Sabia dessa? Comaprtilhe o post e deixe o seu comentário!