Ontem fui a um jantar que teve sorteio de brindes e percebi que muitas pessoas reclamavam por estar indo embora de mãos abanando, ou seja, sem ganhar nenhum dos sorteios. É claro que como uma boa TriCuriosa, isso me deixou intrigada e agora trago a origem desta curiosa expressão. Espero que gostem!

No passado, uma das grandes conquistas do Brasil foi o Ciclo do Café que mudou tanto nossa economia quanto a formação de nossa sociedade. As novas tecnologias de colheita e plantação aliadas ao trabalho assalariado proposto pelos cafeicultores paulistas foi um grande atrativo para que imigrantes europeus decidissem vir para nosso país tropical, assim fugindo da estagnação e do desemprego ao qual sofriam na época. Logo, ao imigrarem para cá era comum que esse povo trabalhador trouxesse consigo diversas ferramentas próprias tais como facas, facões, foices e outras. Isso demonstrava que aquela pessoa era muito trabalhadora, assim tendo disposição e força, aumentando suas chances de conseguir um bom emprego.

o que significa de maos abanando tricurioso 1

Quando algum imigrante chegava sem carregar ferramentas, imediatamente era considerado preguiçoso, desinteressado e uma péssima opção para contratação. Ou seja, quem chegava de mãos abanando não conseguia um bom emprego rapidamente. Foi assim que surgiu a expressão, para diferenciar aqueles que tinham disposição e interesse pelo trabalho dos que não tinham toda essa proatividade.

Acho surreal a origem de algumas dessas expressões tão conhecidas. Você também costuma se surpreender? Comente!