Quem nunca terminou um relacionamento ou estava perdidamente apaixonada pelo crush e ouviu que estava com uma dor de cotovelo danada? Esta é uma expressão brasileira muito famosa e conhecida, nada mais justo do que explorarmos sua origem. Vamos lá?

Acredite ou não, desta vez será bastante fácil explicar a origem desta curiosa expressão. Tudo deriva de um ato comum realizado por pessoas que sofrem de amor: sentar-se em um bar para beber e esquecer do sofrimento. Porém, quem senta em um bar certamente se apoia no balcão com os cotovelos, não é mesmo? Segundo o imaginário popular, aquele que sofre muito por amor, bebe muito e fica muito tempo nesta posição, causando incômodo e a chamada ‘dor de cotovelo’. Esta forma de se referir ao sofrimento romântico ganhou grande popularidade através das vozes de muitos sambistas e cantores românticos que utilizavam o termo para expressar sua melancolia.

expressao dor de cotovelo tricurioso 1

Porém, se você já ouviu que ter ‘dor de cotovelo’ significa que está com inveja ou ciúmes, fique tranquilo pois a expressão também possui esse significado. Esta vem do fato de que as pessoas possuem o curioso hábito de dar cotoveladas de leve umas nas outras como ato de censura ou repressão. Logo, se alguém está fazendo muitas criticas e dando tanta cotovelada que chega a sentir dor, significa que esta nutre inveja e raiva dessa pessoa. Sinistro, não é mesmo?