O Tetris é sem dúvidas um dos jogos mais viciantes e adorados de todos os tempos, tendo versões distribuídas para praticamente todas as plataformas que já estiveram disponíveis no mercado. Criado pelo russo Alexey Pajitnov, esse game pode até ter uma jogabilidade simples, mas a sua história de criação possui fatos mais complexos do que você imagina. Confira algumas curiosidades sobre esse clássico:

1. Alexey Pajitnov desenvolveu o jogo enquanto trabalhava para a Academia Soviética de Ciências em Moscou. Existe um rumor de que todas as versões em disquete do jogo tiveram que ser recolhidas e trancadas por oficiais do centro de pesquisa porque o jogo era tão viciante que acabava distraindo todos os funcionários.

2. A famosa música que serve como tema original do Tetris foi inspirada na canção russa “Korobeiniki”, que por sua vez foi baseada em um romance do século 19 entre um mascate e uma garota.

3. Por causa de questões contratuais, Pajitnov só foi receber royalties das vendas do jogo cerca de uma década depois do lançamento, mas ele disse que isso não o incomodou. “Eu estava feliz, porque minha principal prioridade era ver as pessoas curtindo o meu jogo”, disse ele ao jornal The Guardian.

fatos curiosos sobre o tetris 1

4. O nome Tetris vem das palavras “tetra” (o prefixo grego para o número quatro que representa os tetraminós do jogo) e “tênis” (o esporte favorito de Pajitnov).

5. Tecnicamente, você nunca conseguirá realmente vencer o Tetris em sua versão original (lançada para o NES). Mais cedo ou mais tarde você irá atingir o topo e consequentemente perder a partida.

6. A pontuação mais alta que pode ser atingida no Tetris clássico do NES é 999.999. Se você chegar perto disso, já pode se considerar um jogador incrível.

7. Pajitnov também já se empenhou em desenvolver outros jogos similares ao Tetris, como o Hatris, que trocou os famosos blocos por chapéus caindo da tela.

fatos curiosos sobre o tetris 2

8. O Tetris foi o primeiro software de entretenimento a ser exportado da União Soviética para os EUA.

9. O jogo conseguiu vender mais de 35 milhões de cópias apenas no Game Boy.

10. A versão do game lançada em 1987 para o PC vinha com um ícone com a função “chefe”. Quando clicado, ele puxava uma planilha genérica na tela, dando a impressão de que a pessoa estava trabalhando.

11. Se você possui uma versão do tetris para o antigo Mega Drive, você pode ganhar muito dinheiro com isso. A Sega começou a produzir o jogo para o seu sistema de 16 bits, mas foi impedida de lançá-lo por causa de disputas legais com a Nintendo. Rumores indicam que só existem cerca de uma dúzia de cartuchos do jogo disponíveis, sendo que cada uma é avaliada em até US$ 16.000.

fatos curiosos sobre o tetris 3

12. Para marcar um “tetris” propriamente dito, é necessário eliminar quatro linhas completas de uma só vez, o que só pode ser feito com uma finalização feita com a barra vertical longa. Certamente, essa conquista pode se tornar um dos momentos mais satisfatórios da vida de qualquer jogador.

13. O efeito Tetris é nome dado à condição pela qual uma pessoa passa a dedicar muito tempo e atenção a uma determinada atividade, alterando seus pensamentos, sonhos e percepção da realidade. O nome surgiu através da constatação de que alguns jogadores de Tetris afirmavam serem capazes de ver as formas características do jogo na vida real.

E você, já passou algum tempo jogando esse jogo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!