Todos nós sabemos o que é uma vassoura: uma ferramenta de limpeza feita de fibras rígidas (geralmente de plástico, pelo ou palha) presas à um cabo cilíndrico. Mas você saberia dizer qual a sua origem? Por ser algo tão comum no nosso cotidiano, dificilmente nos perguntamos sobre a sua criação e seu desenvolvimento ao longo da história. Mas hoje nós vamos finalmente explorar o surgimento dessa invenção que tornou a limpeza muito mais fácil.

Não existe uma data exata que marque a invenção de um objeto com as funções que hoje relacionamos à vassoura. A origem do uso de pedaços de galhos amarrados e presos à um longo bastão remonta aos tempos antigos, quando vassouras desse tipo eram usadas para varrer cinzas e brasas ao redor de fogueiras. A fabricação moderna da vassoura só começou em 1797. Nessa época, Levi Dickinson, um fazendeiro do estado americano de Massachusetts, teve a ideia de fazer uma vassoura com pelos de animais e cabelos amarrados com um pedaço de pano para a sua esposa, que enfrentava problemas ao limpar o piso de madeira da casa. Sua esposa ficou muito feliz com o resultado e logo espalhou a notícia pela vizinhança, de modo que todo mundo demostrou o desejo de possuir o mesmo tipo de vassoura, o que gerou uma alta demanda do produto criado pelo fazendeiro.

quem inventou a vassoura 1

Antiga linha de produção manual de vassouras.

Em 1810, com a criação da máquina fabricante de vassouras por causa da revolução industrial, muitas pessoas se envolveram no negócio de vassouras, fazendo com que várias fábricas do ramo surgissem por todo o país. Em 1839, os Estados Unidos já contava com 303 fábricas de vassouras, tornando-se o maior produtor de vassouras do mundo, o que deu início ao processo de exportação do produto para vários lugares, como Canadá, Europa e África do Sul.

Curiosamente, o design da vassoura não mudou muito ao longo dos anos, como é geralmente o caso de outras invenções. As principais mudanças ficaram por conta da utilização de materiais mais acessíveis (como o plástico) na produção das fibras rígidas e a inclusão de vassouras mais largas no mercado, que foram especialmente projetadas para a limpeza e higienização de espaços maiores.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!