Considerado o maior império da América antes da chegada de Cristóvão Colombo, o Império Inca ficou conhecido pelo sua rápida ascensão e queda nos 300 anos de sua existência. Originária de uma região hoje correspondente ao Peru, o Império Inca manteve-se forte até sua conquista pelos espanhóis em 1572, sendo que muitas suas suas ferramentas e táticas inovadoras ainda são usadas hoje em dia. Conheça um pouco mais sobre os povos incas com as 12 curiosidades abaixo:

1. A civilização inca chegou a criar suas próprias estradas e rotas que se estendiam por mais de 5.230 km, através de territórios que hoje correspondem ao Chile, Peru e Colômbia. O que é ainda mais impressionante é que eles não usavam nenhum meio de transporte com rodas, pois percorriam o trajeto a pé ou com o uso de lhamas.

2. O quipo era dos principais instrumentos usados pelos Incas para comunicação, coletamento de dados, registros de censos, etc. O quipo era feito de cordões geralmente coloridos e poderia ter enfeites como penas e ossos. Cada nó que se dava em cada cordão significava alguma informação distinta.

fatos curiosos sobre os incas 1

3. Pesquisadores descobriram que os Incas desenvolveram uma medicina relativamente sofisticada para a época. Por exemplo, eles utilizavam cascas de árvores de pimenta como remédio para colocar sobre feridas. Além disso, evidências sugerem que as folhas de coca eram usadas para diminuir a fome e aumentar a energia.

4. Os Incas tinham o costume de esticar os lóbulos das orelhas, que muitas vezes chegavam a encostar nos ombros. Por causa disso, os espanhóis inicialmente os chamavam de “orejones”, que significa “orelhudos”.

5. Os Incas foram os primeiros a cultivar a batata, há aproximadamente 7.000 anos atrás. As batatas costumavam ser bastante reverenciadas pelo povo Inca, tanto é que muitas vezes eles as enterravam com seus mortos.

6. Os Incas também praticavam algo conhecido como deformação do crânio, onde basicamente eles envolviam o pano e pedaços de madeira em torno das cabeças dos seus filhos para que o osso se alongasse.

fatos curiosos sobre os incas 2

7. Eles eram bastante habilidosos em construções e faziam o uso de materiais de origem local, como calcário e granito para construir suas cidades.

8. O povo Inca conseguia construir grandes edifícios sem o uso de qualquer tipo de argamassa. Basicamente, as enormes pedras que eles usavam se encaixavam tão perfeitamente que nenhum espaço ficava entre elas.

9. O Imperador Inca (ou Sapa Inca) usava uma determinada peça de roupa apenas uma única vez, sendo que depois do uso ela era queimada. Por isso, havia um grupo de mulheres operárias cujo trabalho era garantir que o governante tivesse roupas suficientes para usar todos os dias.

10. Machu Picchu, conhecida como “cidade perdida dos Incas”, fica localizada em uma região tão alta nas montanhas que só veio a ser descoberta em 1911.

fatos curiosos sobre os incas 3

11. Os homens tinham que se casar aos 20 anos ou então uma esposa seria escolhida para eles. É importante destacar que eles só podiam ter uma esposa, mas os líderes podiam ter mais de uma.

12. O Império Inca foi derrotado em 1532 pelo conquistador Francisco Pizarro e cerca de 180 soldados. Eles emboscaram Atahualpa (o líder Inca) e vários dos seus homens. A luta terminou em menos de trinta minutos.

Uma civilização de cultura bem interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!