A abobrinha é um dos vegetais mais populares no Brasil. Nativa das Américas, ela possui uma forma que se assemelha à de um pepino, sendo que todas as suas partes são comestíveis, o que inclui a polpa, sementes e até mesmo a sua pele. Que tal conhecer os benefícios que a abobrinha pode trazer para a sua saúde?

Retarda o envelhecimento

A abobrinha é uma ótima fonte de vários tipos de antioxidantes. A presença de carotenoides na sua composição, em particular, ajuda a promover o rejuvenescimento das células do corpo, prevenindo-as de qualquer dano grave à pele que possa levar ao envelhecimento precoce.

quais sao os beneficios da abobrinha para a saude 1

Auxilia na perda de peso

Por ter um baixo teor de calorias e ser rica em água e fibras, a abobrinha se torna um alimento excelente para aqueles que querem reduzir o seu peso corporal. Ao incluir a abobrinha na sua dieta, você automaticamente aumentará a quantidade de fibras e água em seu organismo, o que pode a longo prazo fazer com que você perca um pouco do excesso de peso. Vale a pena destacar que o excesso de peso corporal pode ser resultante do consumo regular de carboidratos e alimentos açucarados, por isso tente reduzir a quantidade ingerida desses tipos de alimentos.

Melhora a saúde ocular

A zeaxantina e a luteína, presentes na abobrinha, são muito eficazes na manutenção da saúde dos olhos ao combater os radicais livres. Isso reduz o risco do desenvolvimento de problemas oculares relacionadas à idade, como glaucoma, catarata e degeneração macular. Você também pode usar abobrinha para tratar os olhos inchados ao colocar fatias cruas do legume sobre os olhos. Experimente deixar as fatias no lugar por cerca de 30 minutos e repita o processo várias vezes no dia.

quais sao os beneficios da abobrinha para a saude 2

Protege o sistema cardiovascular

A abobrinha possui um baixo teor de e sódio, mas é rica em fibras e potássio. Essa combinação ajuda a manter a pressão arterial nos níveis adequados e consequentemente deixa o seu coração mais saudável.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

A inclusão da abobrinha na sua dieta pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e aumentar a sensibilidade à insulina, graças à sua quantidade de fibras. Estudos mostram que a inclusão de pelo menos 30 gramas de fibra em sua dieta diária pode reduzir o risco de contrair diabetes significativamente.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!