O Natal está começando a ficar próximo e as guirlandas já começaram a surgir nas portas dos apartamentos vizinhos. Com pinhas, coloridas, galho de pinheiro, bolinhas e os mais diversos adereço natalinos. Mas afinal, qual é a origem da guirlanda de Natal?

Tudo começou em Roma, a população local acreditava que presentear alguém com um ramo de planta traria saúde. Por isso eram feitas coroas com plantas enroladas que eram presenteadas as famílias para que todos tivessem saúde. Já na Grécia a guirlanda servia como um adorno de chamamento para que os deuses se sentissem bem-vindos. Então, durante a Idade Média, a guirlanda ainda não tinha relação com o Natal, era usada na verdade na porta dos lares por todo o ano com o brasão da família. A ideia era proteger a casa das bruxas, demônios e má-sorte.

Guirlandas de Natal

Hoje a guirlanda tem o papel de representar a paz, prosperidade, evolução e recomeço, assim decorando as portas dos lares durante a época de Natal por diversos países. Hoje acredita-se que sua relação com a festa religiosa está na coroa que Cristo utilizou ao ser crucificado, as folhas representariam os espinhos enquanto os frutos vermelhos seriam o sangue.

Ou seja, independente de sua crença, a guirlanda de Natal certamente irá protege-lo assim como a sua família. Interessante, não acha? Comente!