O arroz é um alimento que constitui a base nutricional de muitas cozinhas ao redor do mundo, o que por sua vez corresponde à alimentação de aproximadamente metade da população mundial. Esse cereal também é conhecido pelo fato de possuir inúmeras variedades que apresentam diferentes formas, tamanhos, texturas, aromas e cores. Mas você sabia que essas variações apresentam muitas propriedades semelhantes entre si? Confira alguns benefícios que o consumo do arroz pode trazer para a sua saúde:

É uma excelente fonte de energia

Todas as variedades de arroz auxiliam na geração de energia para o nosso corpo. Como ele é rico em carboidratos,  ele acaba agindo como o combustível que ajuda os órgãos do corpo a realizarem as suas funções. O cérebro é um dos órgãos mais beneficiados com essa função, por isso o consumo de arroz é recomendado para aqueles que querem manter o seu “computador central” funcionando adequadamente.

quais sao os beneficios do arroz para a saude 1

Ajuda a combater o colesterol

As pessoas que consomem arroz regularmente tendem a apresentar melhores níveis de colesterol do que as que não o consomem, devido à melhor utilização da gordura para a produção de ácidos biliares e à administração das atividades hormonais. Além disso, ele também pode minimizar o risco de ataques cardíacos ou derrames.

Promove a saúde do sistema nervoso

O arroz é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, sendo que muitas delas desempenham um papel crucial no desenvolvimento e no funcionamento ideal do sistema nervoso. Isso pode auxiliar até mesmo na prevenção da doença de Alzheimer.

quais sao os beneficios do arroz para a saude 2

É bom para a pele

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa de Alimentos da Coreia constatou que o arroz apresenta características que podem ser muito úteis na manutenção da saúde da pele. Os compostos fenólicos, presentes em sua composição, possuem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a irritação e a vermelhidão da pele.

Auxilia na digestão

A casca do arroz é considerada um medicamento natural eficaz no tratamento da disenteria. O seu alto teor de fibras promove uma melhora na regulação do movimento intestinal, protegendo o seu intestino contra vários problemas, como constipação e cólicas intestinais.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!