Já percebeu que a água mineral que compramos em restaurantes e mercados tem um sabor diferente da que tomamos direto da torneira? Porém, ambas são águas… Logo, qual seria a real diferença?

Pois bem, a água mineral provem diretamente de fontes naturais ou até mesmo artificiais cuja composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas é diferente da água comum, inclusive a água mineral possui ação medicamentosa, você sabia? Este tipo de água possui em sua composição sais compostos por enxofre e gases dissolvidos nela. Inclusive, existem águas minerais que provem de fontes com atividade vulcânica.

Água Mineral

Existem hoje diversos tipos de águas minerais que são classificadas segundo sua composição química, temperatura e gases presentes, origem da fonte e outras. Inclusive, são essas características que determinam o uso que a água deve ter, se deve ser bebida, utilizada apenas para banho ou ainda se possui propriedades terapêuticas. Para captar esta água, é preciso encontrar uma fonte onde a mesma retorne à superfície ou ainda extraí-la através de poços perfurados. Ao encontrar uma fonte, é feito exames físicos, químicos e bacteriológicos para determinar se a mesma é indicada para o uso e consumo.

No princípio a água mineral era consumida apenas diretamente na fonte, existiam inclusive centros turísticos onde as pessoas iam especialmente para isso, para ter os benefícios do puro líquido. Hoje, a mesma é vendida em vasilhames e pode ser consumida há longas distâncias de sua fonte. Apenas os banhos terapêuticos ainda precisam ser realizados direto na fonte para que os benefícios sejam usufruídos.

Interessante, não acha? Comente!