Estamos a cada dia mais próximos da grande festa de Ano Novo e para alguns, os preparativos já começam agora para que assim haja tempo suficiente para planejar toda a festa. Para estas pessoas talvez uma das dúvidas seja em qual bebida servir: Espumante ou Champagne? Qual a diferença entre eles?

Pois bem, o espumante é um vinho que passou por um segundo processo de fermentação que acontece tanto em grandes cubas de aço quanto na própria garrafa. Na primeira fermentação o açúcar natural da uva se transforma em álcool e é assim que são feitos os vinhos. Porém, quando este líquido passa por uma segunda fermentação, a intenção é que o líquido desenvolva certa efervescência, assim tendo espuma e as tão saborosas bolhas. Para obter este resultado existem inúmeros métodos, dentre eles o tradicional Champenoise, Charmat ou ainda Asti. Para saber qual tipo de espumante está tomando, basta consultar o rótulo da mesma.

diferenca espumante champagne tricurioso 1

Já o champagne é bem definido pela seguinte frase muito dita: “Todo champagne é espumante, porém nem todos os espumantes são champagne”. Como dissemos há alguns dias, o champagne é produzido na região de Champagne, na França. Em 1927 o champagne recebeu um título chamado de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée – que significa Denominação de Origem Controlada. Ou seja, só é champagne o vinho efervescente feito com uvas cultivadas na região de Champagne e através de métodos rigorosos e respeitados pela comunidade internacional. São usadas nesta produção uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Além disso, ele deve obrigatoriamente passar pelo método champenoise.

Em resumo, o champagne é aquele que é produzido em Champagne, França, e segundo seus tradicionais métodos. Todo outro espumante que seja feito em outro local deve ter outro nome. Interessante, não acha? Comente!