Se você pegar um cubo de gelo no congelador da sua casa nesse exato momento, é bem provável que note algo bem peculiar: o centro do cubo apresenta uma cor branca, formada por minúsculos pontos dispersos. Mas afinal, por que isso acontece?

O material branco que você pode encontrar no meio dos cubos de gelo é na verdade uma grande aglomeração de pequenas bolhas de ar. Para entender como eles se formam, primeiramente é preciso destacar que praticamente toda a água natural com que você encontra no seu dia a dia é oxigenada até um certo ponto. Essa é, inclusive, a razão pela qual os peixes conseguem respirar. Os cientistas até usam a medição da quantidade de oxigênio presente nos lagos e riachos para determinar a saúde ambiental do lugar.

A água usada na produção dos cubos de gelo caseiros costuma ser captada através das torneiras, que por sua vez costuma fornecer água muito bem oxigenada. Quando a água congela, ela tende a formar uma estrutura cristalina regular. Isso significa que as coisas que podem “atrapalhar” a formação dessa estrutura cristalina, como o oxigênio e outros gases dissolvidos, acabam sendo empurradas para longe da frente de cristalização no líquido remanescente. Por causa desse fenômeno, as últimas partes do cubo de gelo a cristalizar acabam ficando com a maioria das “impurezas”.

por que o centro dos cubos de gelo e branco 1

Se você der uma olhada em um cubo de gelo, você notará que as partes que ficam concentradas no inferior da bandeja são geralmente as partes que possuem uma coloração mais branca. Isso acontece porque essas foram as últimas partes a serem congeladas. Os cubos de gelo em sua bandeja provavelmente congelaram de cima para baixo, o que empurrou o ar para baixo até que ele ficasse preso no fundo e não tivesse mais para onde ir.

No entanto, ainda é possível obter gelo sem as famosas bolhas. A solubilidade do oxigênio na água diminui de acordo com o aumento da temperatura. Desse modo, basta ferver a água, depois deixá-la para esfriar e por último despejar o líquido nas bandejas de gelo para levá-las ao congelador. Seguindo esse passo, você verá que os cubos ficarão bem mais cristalinos.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!